Aprovação de requerimentos e discussão sobre ética integram pauta de sessão remota na Câmara de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 15/02/2022 às 13:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux focaram em infraestrutura e aprovaram, durante sessão remota nesta terça-feira (15), mais de 20 requerimentos, entre eles pedidos para calçamento de ruas, limpeza de galerias, retirada de entulho, conserto de galerias pluviais, operação tapa-buraco em ruas específicas, entre outros pedidos. No período regimental destinado à fala dos vereadores ainda foram solicitadas a divulgação sobre os ônibus escolares e asfaltamento da área ribeirinha. A sessão online foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Betinho da RS (PDT) e Val da Nordece (Republicanos), que estiveram presentes no plenário Vicente Pereira da Silva para o andamento dos trabalhos.

Entre os principais pedidos aprovados está o da vereadora Dani Dantas (Cidadania), que solicita às secretarias municipais de Infraestrutura e Planejamento a listagem das ruas que já estão contempladas com o programa de calçamento do município. De acordo com a parlamentar, os vereadores estão tendo dificuldades de saber se as ruas que estão solicitando calçamento já estão contempladas ou não. "Precisamos saber para que o nosso trabalho seja mais eficaz aqui na Casa". A parlamentar foi aparteada pelos demais pares que ressaltaram a importância do pedido.

Também foram aprovados os requerimentos para calçamento das ruas Vicente Pereira da Silva, Travessa Santa Maria, Rosinaldo Santana e Jaime Caetano Alves de Lima, todas no bairro do Alto da Boa Vista, à pedido do vereador Adjair da Saúde (PCdoB); das ruas João Jeremias, Barcelona, Maria da Penha dos Santos (Conjunto Mariz), Conde Monte Cristo (Conjunto Luís Felipe), no Mário Andreazza, e da rua Santo Antônio, no Loteamento Comercial Norte, requeridos por Bel Soldado (DEM); e das ruas Santa Lúcia, São Marcos, além de reparo no calçamento da rua José Virgínio da Silva, todas localizadas no bairro do Rio do Meio, solicitados por Abel Micena (PP).

O vereador Cal do Sesi (PTB) também teve aprovadas por unanimidade as solicitações para o conserto das galerias pluviais na rua Maria Guedes, no Bairro do Sesi, e Operação Tapa Buraco para as ruas Firmino Caetano, João XXIII e Bom Jesus, no bairro do Sesi, e para a rua São José, no bairro do São Bento. Entre os requerimentos aprovados nesta terça também estiveram os de Netinho (PDT) solicitando o recapeamento asfáltico da Avenida Liberdade, no bairro do Baralho, que vai da rotatória até a antiga ponte do Baralho, como também a capinação de toda via da Liberdade e as ruas do bairro do Baralho, a podagem para as árvores da mata do Xém-xem, reforma da caixa d'água do Mariz e reativação da linha de ônibus para o conjunto, que fica localizado no Mário Andreazza.

Ética parlamentar

Nos últimos dias repercutiu na mídia as falas do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), proferidas durante a sessão da última quinta-feira (10), chamando a atual prefeita Luciene Gomes (PDT) de "fantoche" e denunciando que quem mandaria no Executivo, na verdade, seria seu esposo, o ex-prefeito Fofinho. A fala foi repudiada por parlamentares. A vereadora França (PP), presidente da Comissão de Ética da Casa, disse nesta terça que não vai permitir de nenhum vereador ataques a mulheres. Já Dani Dantas destacou que o respeito deve ser mantido acima de tudo, seja situação ou oposição. Demais parlamentares também comentaram o fato e classificaram o discurso do vereador como "infeliz". Hermerson se defendeu falando que suas palavras foram distorcidas e que vai seguir com seu trabalho de fiscalizar.

Maryjane Costa