Câmara aprova concessão de Título de Cidadão Bayeuxense para deputado Felipe Leitão e Demócrito Medeiros, diretor da UPA

por Maryjane Costa | Publicado em 17/05/2022 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou nesta terça-feira (17) mais uma sessão ordinária para apreciação e votação de matérias voltadas à melhorias na infraestrutura, saúde e planejamento, como também reconhecimento de trabalhos realizados por Bayeux. No total, foram 10 pedidos aprovados, entre requerimentos e Projetos de Decretos Legislativos. A sessão foi presidida pelo vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Dani Dantas (Cidadania) e Hermerson Caminhoneiro (PP). No expediente do dia foi lido o Ofício nº 256/2022, da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), convocando o vereador Adriano do Táxi (PL) para assumir o cargo de Secretário de Governo e Articulação Politica, de acordo os artigos 21 e 48 da Lei Orgânica Municipal e artigo 201 do Regimento Interno da Câmara Municipal.

Durante a sessão os parlamentares aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 02/2022, do vereador Nildo da Casa Branca (PTB), que dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadão Bayeuxense ao deputado estadual Felipe Leitão (PSD). "Bayeux tem recebido quase R$ 2 milhões da Assembleia Legislativa através de emendas e articulações suas. Ele está sempre andando nas nossas ruas, percebendo nossas necessidades, então é mais que justo esse título", disse Abel Micena (PP). Já o vereador Adriano do Táxi (PL) destacou que o parlamentar está fazendo a ponte entre Bayeux e seu avanço. "Agora podemos dizer que temos um representante bayeuxense na Assembleia", afirmou. Demais pares também destacaram o trabalho de Leitão pela cidade e a importância do título.

Betinho da RS (PDT) teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2022, de sua autoria, que Dispõe sobre a concessão de Titulo de Cidadão Bayeuxense a Demócrito Medeiros de Oliveira, diretor da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux. "Um amigo desta Casa e excelente profissional que administra nossa UPA em meio a tantas dificuldades do dia a dia. Aqui sou apenas um interlocutor de várias pessoas que pedem esse reconhecimento pelo trabalho realizado por nossa cidade. Alguém que cuida tão bem da nossa saúde merece sim estar na vitrine", justificou Betinho. "Temos que valorizar essas pessoas que trazem para Bayeux um trabalho de tanta relevância. Eu acho mais do que justo que possamos conceder esse Título de Cidadão Bayeuxense", completou França (PP) reconhecendo o trabalho de Demócrito, assim como outros pares.

Durante a sessão ainda foram analisados e votados os pedidos de Adriano do Táxi para a pavimentação da Rua Ednaldo Tavares Marinho, no Mario Andreazza; de Cal do Sesi (PTB) requerendo o retorno dos atendimentos odontológicos do PSF III, no bairro do Sesi; os pedidos de Cleice Rocha (PCdoB) para a realização de serviço de reparo em esgoto a céu aberto, na Avenida Genival Guedes, na altura da Igreja Universal, e a contemplação para o calçamento da Rua São João, ambas localizadas no Mario Andreazza; e os requerimentos do vereador Netinho (PDT) solicitando uma equipe de manutenção para a iluminação ornamental da BR-230/BR-10, como também para a confecção de valas de escoamento de águas para o cruzamento da rua Bom Jesus e Av. José Lira, no bairro do SESI. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Tempo verbal

A vereadora Cleice Rocha usou a tribuna para cobrar melhorias no transporte público, principalmente para os moradores do Mário Andreazza, que estão sofrendo com falta de ônibus e horários que não contemplam as necessidades. A parlamentar foi aparteada pelos demais vereadores que reclamaram da situação dos ônibus em diversos bairros, requerendo uma solução urgente. Na tribuna ainda foram solicitados calçamentos e conserto da bomba d'água da Escola Técnica de Bayeux. A vereadora França falou sobre o dia Internacional de Luta Contra a LGBTQIA+fobia e a importância de ações voltadas à proteção desse público. Hermerson Caminhoneiro apresentou o projeto que institui a campanha Maio Laranja em Bayeux, campanha de conscientização e combate ao abuso sexual infantil.

Maryjane Costa