Câmara aprova mais de dez requerimentos e confirma realização de audiências para discutir LDO 2022

por Maryjane Costa | Publicado em 15/06/2021 às 13:42

A Câmara Municipal de Bayeux aprovou, durante sessão ordinária desta terça-feira (15), mais de dez requerimentos voltados ao orçamento, saúde e melhorias no tráfego e na infraestrutura de ruas da cidade. Entre os pedidos também foram aprovados pelos vereadores dois votos de aplauso, um de autoria coletiva para Karen Stehephannie Carvalho Vital, servidora do PSF do Baralho, e outro para o secretário executivo do Procon Municipal, Eduardo Henrique Oliveira Silva. Além das pessoas homenageadas, a sessão também contou com a presença do Secretário de Planejamento Adriano Martins.

O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) solicitou o aumento na fiscalização do atendimento nos bancos particulares e públicos da cidade e Jefferson Oliveira (PL) requereu da Secretaria de Saúde do município novas estratégias para intensificação e aumento da publicidade acerca dos locais de vacinação contra a Covid-19 e dos grupos que estão sendo vacinados. O parlamentar também pediu informações sobre o cronograma de obras do município. Já o presidente Nôquinha (PTC) solicitou a colocação de placas de sinalização na faixa de ciclovia do aeroporto, entre outros pedidos.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara teve aprovada a solicitação, através de requerimento, para que a Mesa Diretora da Casa pudesse agendar a realização de duas audiências públicas visando discutir, nos dias 18 e 21 de junho, juntamente com as secretarias municipais, além de órgãos públicos, entidades sociais, associações de bairros e a população em geral, sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. As audiências foram programadas para ter início às 8h30, em suas respectivas datas.

Pedidos verbais

Entre os principais pedidos feitos de forma verbal durante a sessão tivemos o do Pastor Josimar (PP), que solicitou banheiros químicos na praça do Jardim Aeroporto e foi aparteado pelos pares que concordaram com a necessidade da instalação; a vereadora Rosiene Sarinho (PP) pleiteou que o secretário de Saúde Adriano do Táxi reveja a volta da escala de plantão do Hospital Materno Infantil para 24h e também a instalação de um banco de leite no município; Lenildo da ONG (PP) solicitou um Voto de Aplauso ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que é paraibano e, de acordo com o vereador, vem prestando um excelente serviço à população.

A vereadora França (PP) utilizou seu tempo regimental para questionar o porquê das aulas presenciais ainda não terem retornado no município e pediu que os Poderes revejam isso, já que muitos alunos estão sendo prejudicados; Bel Soldado (DEM) requereu verbalmente um voto de aplauso para Adriano Martins, ex-vereador e atual secretário de Planejamento, pelo afinco em atender as demandas da população. Os demais parlamentares apartearam o colega e pediram que o pedido seja feito de forma coletiva; já Hermerson Caminhoneiro (PP) voltou a cobrar a retomada obras da Praça da Paz e Jefferson Oliveira pediu que o Executivo reveja o prazo dos decretos municipais para que eles sejam mais funcionais.