Câmara aprova pedido de aquisição de novos equipamentos para a saúde do município e solicita melhorias na mobilidade

por Maryjane Costa | Publicado em 09/09/2021 às 12:52

A Câmara de Bayeux promoveu, nesta quinta-feira (09), a aprovação de matérias importantes voltadas à saúde e mobilidade do município. No total, foram sete requerimentos colocados em votação e autorizados por unanimidade pelos pares. A leitura do expediente mostrou que também está em tramitação na Casa o PL nº 22/2021, do Poder Executivo, que proíbe que a rede municipal de saúde e clínicas particulares de Bayeux, bem como planos e seguros privados, exijam consentimento do companheiro para a inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU) ou Sistema Intrauterino (SIU) em mulheres casadas, em união estável ou qualquer forma de relacionamento afetivo.

Entre os pedidos aprovados, o vereador Betinho da RS (PDT) requereu que seja encaminhado um expediente à Secretaria Municipal de Planejamento solicitando a adoção de estudos técnicos para viabilização da construção de uma passarela entre as cidades de Bayeux e Santa Rita. Além disso, o parlamentar ainda solicitou um relatório completo sobre o cadastro das famílias que recebem benefícios de cesta básica pela ONG Bayeux Franco/Brasileira e todos os esclarecimentos necessários, bem como a compra de um tomógrafo para a cidade. Os pedidos foram parabenizados e subscritos por outros pares.

Já a vereadora Rosiene Sarinho (PP) apresentou requerimentos solicitando ao secretário de Saúde de Bayeux, Gilberto Soares, a compra do aparelho USG (ultrassonografia), para o materno, e a compra do aparelho ECO (ecocardiograma) que venha atender a população, assim como as urgências e emergências do dia a dia. Os vereadores Adjair da Saúde (PCdoB), França (PP) e Betinho da RS subiram na tribuna, parabenizaram Rosiene pelos pedidos voltados às reais necessidades do povo e comentaram a importância desses equipamentos para a saúde do município e de seus moradores.

Na lista dos requerimentos aprovados estiveram ainda o de Bel Soldado (DEM) e Noquinha (PTC) solicitando, respectivamente, serviço de tapa buraco na rua Santa Clara, no bairro do Mário Andreazza, e serviços de capinação e limpeza de um terreno no bairro Jardim Aeroporto. Durante o tempo regimental também foram temas de pronunciamentos por parte dos vereadores a reforma da escola Dom Helder Câmara, reparo na praça do Tambay, maior segurança para a praça da Escola Técnica, atenção para contratos com empresas de sanitização, pavimentação e calçamento de ruas.

Votos de Aplauso

Na manhã desta quinta-feira, a Casa Severaque Dionísio concedeu Votos de Aplauso aos alunos do colégio Intensivo Bayeux pela conquista de medalhas na renomada Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Foram agraciados: Henrique Pontes de França, do 5º ano (prata), Ryan Kennedy Brito Soares, do 3º (ouro), Arthur da Silva Ambrósio, do 7º ano (prata), Felipe Alan Dias Gomes, do 9º ano (bronze), e João Batista dos Santos Neto, do 4º ano (bronze). O requerimento teve como autora a vereadora França.

“É um orgulho ver o meu filho, um menino tão esforçado e dedicado, sendo homenageado por seu desempenho. A gente fica com o peito cheio de alegria por ele e seus amigos estarem sendo reconhecidos. Isso é muito importante. A gente luta tanto para que nossos filhos tenham uma educação de qualidade e ser reconhecido aqui é maravilhoso. É só alegria e agradecimento à escola e a todos os professores que ajudaram eles a estarem aqui hoje. Estou muito orgulhosa”, disse Mônica, mãe do Ryan, de 8 anos, que foi ouro na competição.