Câmara de Bayeux aprova criação da Secretaria de Governo e Articulação Política, além de requerimentos e indicação

por Maryjane Costa | Publicado em 12/04/2022 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux aprovou, durante sessão ordinária ocorrida nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei nº 01/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação da Secretaria de Governo e Articulação Política do Município, alterando a Lei nº 999/2006. Além disso, também foram aprovados requerimentos acerca de melhorias na saúde e na infraestrutura dos bairros. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, o vereador Noquinha (PTC), e secretariada pelos vereadores Val da Nordece (Republicanos) e Hermerson Caminhoneiro (PP).

O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) teve aprovado por unanimidade o Requerimento nº 247/2022, de sua autoria, solicitando que seja encaminhada uma solicitação à Secretaria de Saúde para que seja implantado um meio de contato entre o usuário/paciente e o setor de marcação de exames. De acordo com o parlamentar, o projeto visa melhorar a comunicação entre o público e as unidades de saúde. Demais pares aplaudiram a iniciativa e reforçaram a importância desse elo para a população.

Já o vereador Adriano do Táxi (PL) teve aprovados os pedidos para que seja enviado um expediente à Secretaria de Saúde do Município solicitando que seja disponibilizada a realização de exames de ecocardiograma no bairro do Mário Andreazza, e que seja enviado um apelo à Secretaria de Infraestrutura do Município solicitando uma reunião com o secretário de Infraestrutura junto com os moradores do Conjunto Aratu. Na tribuna, o vereador Adjair da Saúde pediu que as reuniões sejam expandidas também para os outros conjuntos e bairros da cidade.

O requerimento nº 244/2022, de autoria do vereador Betinho da RS (PDT), requerendo que seja refeito o serviço da rua onde funciona a oficina Gargamel e outros comércios, no bairro da Imaculada, e os de autoria do vereador Nildo da Casa Branca (PTB) solicitando providências quanto a instalação de um redutor de velocidade em frente a RR Retifica e a pavimentação em paralelepipedos da rua Professora Maria do Carmo Martins, no bairro do Jardim Aeroporto, também foram aprovados por unanimidade.

Os vereadores da Casa ainda aprovaram o pedido de indicação, de autoria do vereador Betinho da RS, que indica à prefeita de Bayeux, Luciene Andrade Gomes Martinho, que se sensibilize e resolva de uma vez por todas a situação dos moradores da rua Severino Leão. Segundo o autor do pedido, o problema é crítico, já que as casas vêm sendo invadidas pelas chuvas e as familias vêm perdendo seus móveis. "É algo que deve ser resolvido com urgência, pois a população não pode ficar a mercê de perder seus bens tão preciosos", disse na tribuna.

Durante o tempo verbal os parlamentares pediram mais atenção dos moradores para locais com água parada, pois estão havendo muitos casos de dengue e zica; calçamento da rua Genildo Luís da Silva; operação tapa-buraco no Sesi e São Bento; calçamento das ruas do conjunto Kennedy, entre outros. Eles ainda agradeceram e parabenizaram a prefeita Luciene pelo seu aniversário e pelo trabalho que vem fazendo, a exemplo do calçamento da rua Francisca de Sousa Machado, que vinha se arrastando desde 2013.

A sessão desta terça também foi pausada para a entrega de Votos de Aplauso, um para o empresário, advogado e administrador de empresas, Gricélio Oliveira Feitosa, pelos relevantes serviços prestados no ramo alimentício, contribuindo de forma substancial para o desenvolvimento econômico da cidade com geração de emprego e renda para os bayeuxenses, proposto por Adriano do Táxi, e outro para Ronildo Ramos Silvino, morador Mário Andreazza, pelos serviços sociais prestados à Comunidade.

Maryjane Costa