Câmara de Bayeux aprova, em primeiro turno, novo Código Tributário do Município e mais 19 matérias

por Maryjane Costa | Publicado em 09/12/2021 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta quinta-feira (09), a votação de diversas matérias, entre elas emendas, projetos de Lei, parecer e requerimentos. No total, foram 20 matérias votadas: sete emendas substitutivas, três emendas aditivas, um parecer conjunto, dois projetos de Lei e sete requerimentos, todos com objetivo de levar melhorias para a população bayeuxense. Entre os projetos, foi aprovado em primeiro turno o projeto de Lei Complementar nº 08/2021, do Poder Executivo, que institui o novo Código Tributário do Municipio de Bayeux, revoga a Lei Complementar nº 05, de 28 de dezembro de 2009, e dá outras providências.

A votação do PLC aconteceu de forma nominal na tribuna da Casa Severaque Dionísio, com todos os presentes sendo favoráveis à matéria. Durante a sessão também foi aprovado o requerimento de Hermerson Caminhoneiro (PP) solicitando medidas complementares de segurança em prevenção e resposta a emergência em áreas e edificações, haja vista que além de gerar segurança a toda sociedade e emprego aos profissionais da área ainda estimula o mercado em diversos seguimentos; também o do Pastor Josimar Vasalle (PP), requerendo serviços de desobstrução de esgoto e tapa-buraco na Rua Celina Miranda; e os de Rosiene Sarinho (PP) para pavimentação da rua Major Ciraulo, no Rio do Meio, e pavimentação da rua Projetada, no Jardim Aeroporto.

Os vereadores ainda aprovaram Votos de Aplauso para Josilene Jorge da Silva, conhecida popularmente por Leninha, conselheira tutelar do Setor I, pelos relevantes serviços prestados em prol da criança e do adolescente, bem como pelo trabalho social que realiza na cidade, requerido por Netinho (PDT), para policiais militares e para o Capitão da Polícia Militar, Jorge Anderson da Silva Santos, ambos de autoria do presidente Noquinha (PTC), e para Josenildo Marcena da Silva, empresário do ramo de farmácias da cidade de Bayeux há 28 anos, requerido por Dani Dantas (Cidadania). Este último foi entregue durante a sessão. "Agradeço pela homenagem. Tenho um grande privilégio de estar nessa cidade porque foi um povo que me acolheu. Eu trabalho no ramo da saúde com todo cuidado e com todo respeito e sinto que todos os que estão aqui trabalham da mesma forma por nós. Estou muito feliz", disse Josenildo.

Através de emendas substitutivas e aditivas, os parlamentares também aprovaram 10 modificações e correções em projetos de Lei Complementares do Executivo. Todas as alterações foram aprovadas por unanimidade. Já no tempo verbal foi pedida uma melhor comunicação com a população por parte das repartições do município, a exemplo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Materno, com os quais o povo está tendo dificuldade de entrar em contato; limpeza e capinação no Alto da Boa Vista; fornecimento, em caráter de urgência, de transporte público para os moradores do Conjunto Mariz; reparo dos aparelhos de ginástica e brinquedos da praça Expedito Pereira; Voto de Aplauso para o pastor José de Arimateia e terraplanagem no conjunto Kennedy.

Maryjane Costa