Câmara de Bayeux aprova pedido para criação do Centro de Atendimento voltado à autistas e mais 11 matérias

por Maryjane Costa | Publicado em 02/06/2022 às 12:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux realizaram, nesta quinta-feira (02), mais uma sessão ordinária para promover a analise de matérias que visam mudanças e melhorias para a cidade e seus moradores. Na oportunidade, os parlamentares votaram projetos e requerimentos voltados ao direito dos autistas, das mulheres, melhorias em infraestrutura, saúde e votos de aplausos. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre os requerimentos aprovados estiveram os do vereador Abel Micena (PP) para instalação de iluminação pública no viaduto Major Ciraulo e operação tapa-buraco no bairro do Rio do Meio; os do vereador Cal do Sesi (PTB) para providências quanto ao retorno dos atendimentos do PSF no bairro do Comercial Norte; e os de Dani Dantas (Cidadania) para que sejam instaladas câmeras de segurança na área da frente do Benjamim Maranhão que cubra também a frente do antigo hospital São Domingos e Votos de Aplausos para Elias Manuel Olimpio Cavalcante.

O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) também teve aprovado o seu requerimento solicitando que seja encaminhado ao secretário municipal de Infraestrutura o pedido de manutenção, limpeza e tapa buracos para a rua Benjamim Maranhão, no Mário Andreazza; além dos pedidos de autoria do vereador Luciano do Impacto Som (PV) para Votos de Aplausos à secretária de Meio Ambiente, Jeovania Andrade da Costa, e ao Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Yuri Sales Marinho; e o pedido de Nildo da Casa Branca (PTB), que também requereu que sejam consignados em ata dos trabalhos Votos de Aplauso para Ana Beatriz Serafim da Silva.

Os pares ainda aprovaram por unanimidade e tornaram coletivo, devido sua importância, o requerimento da vereadora Ró de Dedeta (PL) solicitando que seja encaminhado expediente ao governador do Estado da Paraiba, João Azevêdo, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, a implementação de um Centro de Atendimento ao Autista na cidade de Bayeux, tendo em vista o aumento de casos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). "Necessitamos com urgência de serviços de referência na área para o fortalecimento do atendimento terapéutico multiprofissional", explicou.

Inclusão na pauta

Durante a leitura e votação dos projetos e requerimentos constantes na Ordem do Dia, o presidente da Casa, Noquinha, solicitou a inclusão do Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que versa sobre a proibição da exigência do consentimento do companheiro para a colocação do Dispositivo intrauterino (DIU) e Sistema intrauterino (SIU – também conhecido como DIU medicado ou DIU Hormonal) em mulheres. Dani Dantas foi escolhida para ser a relatora do projeto. De acordo com a justificativa, qualquer mulher deve ter o poder decidir quando ou não vai ter filhos, não podendo o homem ter poder de decisão sobre isso.

Na tribuna, os parlamentares ressaltaram a importância do projeto e parabenizaram a prefeita Luciene Gomes pelo envio da matéria. O PL foi aprovado por unanimidade pela Casa. “Lamento que isso venha ser discutido apenas nessa gestão, porque é claro que só a mulher tem o poder de decidir sobre o corpo dela. É seu direito”, destacou Nildo da Casa Branca. Já Ró de Dedeta mandou uma mensagem para Luciene e para as demais mulheres do município. “Estamos juntas. Podem contar comigo para a aprovação de qualquer tipo de matéria em benefício das mulheres”, afirmou.

Tempo verbal

Ao utilizarem a tribuna, os parlamentares da Casa solicitaram melhorias na alimentação das crianças nas escolas municipais e um projeto de reciclagem para educar as crianças nas escolas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Ró de Dedeta fez um convite para os demais pares participarem de evento em Tambay, com participação do vereador Lenildo da ONG. Nildo da Casa Branca usou o espaço para repudiar o caso de agressão sofrida por Amauri, servidor efetivo da UPA, e dizer que está tomando as providencias necessárias com relação ao agressor. Hermerson Caminhoneiro informou que estará entrando com uma denúncia de agressão verbal contra Betinho da RS; Betinho respondeu que a denuncia é vazia.

Maryjane Costa