Câmara de Bayeux aprova voto de aplauso para Nildo da Casa Branca e requerimentos para a infraestrutura e trânsito

por Maryjane Costa | Publicado em 20/10/2022 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu nesta quinta-feira (20) uma sessão ordinária onde os vereadores leram, analisaram e votaram projetos e requerimentos visando melhorias para a cidade. Na ocasião, o trânsito e a infraestrutura do município foram as áreas que mais receberam solicitações. No total, foram 13 matérias aprovadas por unanimidade pelos pares.

Entre os requerimentos aprovados esteve o de autoria do presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), tornado coletivo, que pediu Voto de Aplausos para Ivanildo de Brito Coutinho, popularmente conhecido por Nildo da Casa Branca, vereador do município e atual secretário de Governo e Articulação Política. Na tribuna, os pares destacaram a importância do trabalho desenvolvido por Nildo na cidade, não só na gestão, mas também através do seu projeto que leva formação profissional aos jovens de Bayeux.

Os vereadores ainda aprovaram os requerimentos de Abel Micena (PP) para colocação de placas indicativas nas ruas que ainda não possuem identificação com nomenclaturas e CEP; a colocação de novas faixas de pedestres e revitalização das já existentes; e realização do calçamento das ruas Santa Luzia e Manoel Alexandre, ambas no bairro do Mário Andreazza.

Cal do Sesi (PTB) teve aprovado os seus pedidos para poda das árvores localizadas na Praça JK, no Bairro do Sesi, e Operação Tapa Buraco na rua São Lourenço, localizada no bairro de mesmo nome. Sabino Gomes (PP) requereu a adoção de estudos para viabilizar a edificação de uma Praça de Lazer, com área de recreação, bem como a instalação de academia, em área pública situada na Av. Jornalista Roberto Marinho, no Jardim Aeroporto. Já Wagner do Grau (PTB) solicitou Voto de Aplausos a José Gomes da Silva pelos relevantes serviços prestados ao município. Os pedidos foram aprovados por unanimidade.

Também por unanimidade foram aprovados os requerimentos do vereador Val da Nordece (Republicanos) para instalação de redutor de velocidade eletrônico, entre as ruas Treze de Maio e Flávio Maroja Filho, próximo da praça do bairro do Sesi; na Av. Brasil, próximo a panificadora Pandel e a Escola Berenice Ribeiro Coutinho; na Av. Liberdade, próximo a Escola Técnica e a Policlínica Benjamim Maranhão; e na Av. Marechal Rondon, na chegada da BR 230, nas proximidades do Viaduto Major Ciraulo.

Durante o uso livre da tribuna, os vereadores da Casa Severaque Dionísio solicitaram acessibilidade para entrada do PSF do Centro; compra de materiais psicopedagógicos pela Educação; tapa-buraco em diversas ruas, Voto de Pesar falecimento do pastor Luiz Gonzaga, ex-vereador da Casa, entre outros pedidos. Os parlamentares também parabenizaram a vereadora Cleice Rocha (PCdoB) que está fazendo 39 anos nesta quinta-feira, dia 20.

O vereador Betinho da RS (PDT) denunciou que a prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), moraria, na verdade, em João Pessoa, no Bairro dos Estados, e que a casa estaria no nome de um “laranja”. O parlamentar disse que procuraria o Ministério Público para oficializar a denúncia. Abel Micena respondeu que qualquer tipo de denúncia deve sim ser protocolada no MP para que haja investigação e reclamou da oposição da Casa estar trabalhando de forma errada, através de brigas e gritos, como nos tempos antigos, e que isso não deveria acontecer.

Maryjane Costa