Câmara de Bayeux debate situação de músicos e artistas durante a pandemia e aprova 11 requerimentos

por Maryjane Costa | Publicado em 22/06/2021 às 14:00

A Câmara Municipal de Bayeux discutiu e aprovou 11 requerimentos na manhã desta terça-feira (22), entre eles, nove foram relacionados à melhorias na infraestrutura da cidade, a exemplo de calçamento de ruas, tapa-buraco, instalação de rampas de acessibilidade, entre outros. Um Voto de Aplauso e uma solicitação para ampliação de vagas no concurso público da Administração Municipal também foram aprovados. A sessão ordinária, transmitida ao vivo através das redes sociais da Câmara, seguiu todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

De acordo com a vereadora França (PP), autora do requerimento nº 437/2021, o quantitativo de vagas ofertadas pelo concurso da prefeitura não está de acordo com as necessidades. “Requeiro que seja encaminhado um apelo à prefeita para que o poder executivo municipal, juntamente a organizadora do certame, possa incluir vagas baseadas na necessidade dos órgãos, a exemplo de categorias como a Guarda Municipal, que há necessidade de novos efetivos, assim como em outros setores, atingindo assim resultados significativos para o município e para os almejam a oportunidade”, diz trecho do pedido aprovado.

Além do pedido relacionado ao certame, os vereadores da Casa Severaque Dionísio autorizaram que seja consignado um Voto de Aplauso à conselheira tutelar Rejane Maria Dias Alves, do Conselho II da região, por seus excelentes serviços prestados à comunidade. Na mesma sessão também houve a solenidade de entrega da mesma honraria ao secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, “pelo magnífico trabalho que vem realizando na gestão da referida pasta, sobretudo no tocante ao fortalecimento de políticas voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade, nesse momento tão delicado de pandemia”.

Requerimentos verbais

Durante os requerimentos verbais os vereadores discutiram a situação dos músicos e artistas do município na pandemia, solicitando a revisão do decreto do Executivo sobre a proibição de apresentações artísticas nos bares e restaurantes de Bayeux e a criação de um auxílio ou programa para auxiliar a categoria enquanto durar a epidemia. “A classe de músicos vem sofrendo muito sem ter um espaço para se apresentar e tirar o sustento das suas famílias. A gente não quer promover aglomeração nem liberar tudo, apenas que essa classe possa ter um amparo”, iniciou Jefferson Oliveira (PL) e foi aparteado pelos demais pares.

Ao final da discussão os vereadores acordaram que a Casa vai criar uma comissão para cobrar e fazer o acompanhamento das ações relacionadas à promoção de direitos e garantias para a classe artística de Bayeux. A ideia da criação veio do vereador Nildo da Casa Branca (PTB) em aparte a uma fala de Cal do Sesi (PTB), que prontamente concordou com a formação. Outros temas como placas indicativas nas principais vias e ruas, situação dos motoristas, retorno do balé inclusivo no Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiência, mapa de acesso ao Alphaville, crédito especial para o município e retomada do setor de eventos também foram tratados.