Câmara de Bayeux parabeniza mulheres, entrega Voto de Aplauso para o senador Veneziano Vital e aprova mais 20 matérias

por Maryjane Costa | Publicado em 08/03/2022 às 13:00

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Bayeux desta terça-feira (08) trouxe a discussão e aprovação de temas e projetos que visam melhorias para os bayeuxenses envolvendo infraestrutura, com pedidos para asfaltamento de ruas, calçamentos, recapeamentos, construção de quebra-molas, além de pedidos voltados à saúde, educação e trânsito. No total, foram 20 matérias analisadas pelos parlamentares. Aproveitando que a data de hoje marca também o Dia Internacional da Mulher, os parlamentares falaram sobre a importância da luta por igualdade e parabenizaram todas as mulheres presentes como também todas as bayeuxenses. O vereador Abel Micena (PP), que faz aniversário neste dia 8, também foi homenageado.

Entre os principais requerimentos aprovados está o de autoria coletiva que solicita o retorno das emissões de carteiras de identidade na Casa da Cidadania de Bayeux; o de Abel Micena (PP) que requer a contratação de um cirurgião dentista para a UPA; os requerimentos do vereador Adjair da Saúde (PCdoB), que pedem a instalação de coletores de resíduos nos pontos de grande volume de lixo nos bairros de Bayeux e o que requer estudos para instalação de redutores de velocidade nas principais vias da cidade, de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); e o de Hermerson Caminhoneiro (PP) que solicita a reforma da Creche Alice Suassuna, no bairro Sesi.

Os parlamentares também foram favoráveis ao Parecer nº 02 da CCJR que pediu o veto total ao Projeto de Lei nº 20/2021, de autoria do vereador Luciano do Impacto Som (PV), intitulado de "Lei Chico Tripa", que tornaria obrigatório que todo evento com capacidade para mil pessoas ou mais tivesse como uma das atrações um artista do município. O projeto foi considerado inconstitucional. Através de votação nominal, com 12 votos favoráveis, o veto foi mantido pelos vereadores. Também através de votação nominal, com 15 votos favoráveis, foi mantido o veto parcial ao Projeto de Lei n° 18/2021, de iniciativa do Vereador Jefferson Oliveira, que intituiria o banco de ração e utensílios de Bayeux. O PL também foi considerado inconstitucional.

Voto de Aplauso

Durante a sessão desta terça-feira ainda foi entregue um Voto de Aplauso ao senador Veneziano Vital (MDB) por importantes recursos financeiros já enviados ao município de Bayeux através da emenda individual de bancada, oriunda do Orçamento da União. Usando a tribuna, o senador ressaltou o respeito que tem pela cidade onde foi o mais votado e garantiu que Bayeux pode sempre contar com seu mandato, principalmente para o desenvolvimento da infraestrutura que precisa de uma atenção especial. "Tenho uma imensa gratidão por todos dessa cidade. Estou extremamente honrado com os aplausos e tenho certeza que com diálogo e trabalho poderemos fazer muito mais", disse. O voto foi uma iniciativa do vereador Betinho da RS (PDT) aprovada pelos demais pares.

Período verbal

No tempo destinado à fala dos vereadores, o destaque foi para o Dia Internacional da Mulher. A maior parte dos parlamentares reservou um tempo para parabenizar todas as mulheres e reforçar seus compromissos com as políticas públicas voltadas para elas. Dani Dantas (Cidadania) e França (PL), as representantes femininas da Casa Severaque Dionísio, destacaram as lutas de todas as que vieram antes para que elas pudessem hoje ser vereadoras e ressaltaram que o mundo ainda tem muito o que evoluir, principalmente quando se trata da violência contra a mulher.

Ainda no tema, Luciano do Impacto Som (PV) apresentou um Voto de Repúdio contra o deputado de São Paulo, Arthur do Val (Podemos), flagrado em áudios falando que mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres". O parlamentar foi aperteado por outros vereadores que também condenaram a fala de Arthur do Val e enfatizaram que ele deveria ser cassado. Os vereadores também pediram atenção para os problemas causados pelas chuvas na cidade; solicitaram uma satisfação da gestão municipal para saberem a quantas anda o processo de reembolso do concurso público do município; além de pedidos para capinação e calçamentos, entre outros.