Câmara de Bayeux promove Audiência Pública para debater o enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

por Maryjane Costa | Publicado em 17/05/2023 às 12:56

Câmara de Bayeux promove Audiência Pública para debater o enfrentamento ao abuso e exploração de crianças e adolescentes

Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Bayeux promoveu uma importante Audiência Pública com o objetivo de debater o enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento, vinculado à campanha nacional do Maio Amarelo, contou com a proposição e condução da vereadora Ró de Dedeta (PL). Diversas autoridades e representantes da sociedade civil estiveram presentes para compartilhar informações atualizadas sobre a situação do município e mobilizar a população em torno do tema.

A mesa da audiência foi composta pela vereadora Ró de Dedeta, pelo secretário de Ação Social do Município, Josimar Varsalle, pela vereadora Dani Dantas (Cidadania) e pela promotora da Vara de Infância e Juventude de Bayeux, Ana Maria de França, que também foi a palestrante do evento. O encontro teve como objetivo principal ouvir os órgãos públicos envolvidos na temática e promover a conscientização da sociedade sobre a importância de cuidar e proteger todas as crianças e adolescentes.

Durante a Audiência Pública, além das discussões sobre estratégias de combate ao abuso e exploração sexual, houve apresentações artísticas das crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Mário Andreazza. O momento cultural proporcionou reflexões sobre os direitos das crianças e a necessidade de uma proteção efetiva. Além disso, o psicólogo do Creas, Diangelo Alves, apresentou o cordel "Eu também faço bonito", abordando a importância da prevenção e do respeito às crianças e adolescentes.

Durante seu discurso, a promotora Ana Maria França ressaltou que 30% dos processos em sua vara dizem respeito à exploração sexual contra crianças e adolescentes e destacou a urgência em acabar com essa realidade. Ela enfatizou a necessidade de estabelecer um compromisso legal e pessoal para combater essas agressões, garantindo o funcionamento eficiente e o uso do Conselho Tutelar, do Ministério Público, da Polícia Militar e do Disque 100. A promotora também propôs que a prefeitura municipal elabore um plano de enfrentamento ao abuso de crianças e adolescentes.

Diversas autoridades também fizeram uso da tribuna para reforçar a importância do combate a essa violência. A coordenadora da Proteção Social, Edna Oliveira, a vereadora Cleice Rocha (PP), a secretária municipal de Educação, Amanda Fernandes, o vereador Vando Sempre Amigo (PL), o secretário de Administração, Adjair Moreira, a vereadora Dani Dantas e o secretário de Segurança Pública, Cabo Rubem, entre outros, destacaram a relevância do engajamento de toda a sociedade para promover a mudança necessária.

No encerramento da audiência, a vereadora Ró anunciou que como encaminhamento do evento, será lançado um plano de trabalho contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes já no mês de outubro. A iniciativa visa fortalecer a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, mobilizando a sociedade e os órgãos competentes para um enfrentamento efetivo dessa violência.

A Audiência Pública realizada pela Câmara de Bayeux representa um importante passo na conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A participação ativa de autoridades, especialistas e sociedade civil demonstra a união de esforços em prol de um futuro mais seguro e digno para a infância e a juventude do município.



ASSESSORIA - Maryjane Costa

Tempo
Bayeux - PB
Mín 25ºC
29º
Máx 33ºC
Chuvas isoladas

Mais Lidas