Câmara de Bayeux promove manhã especial com serviços e discute trajetória e conquistas em prol das mulheres bayeuxenses

por Maryjane Costa | Publicado em 10/03/2023 às 13:00

Câmara de Bayeux promove manhã especial com serviços e discute trajetória e conquistas em prol das mulheres bayeuxenses

Em uma manhã repleta de serviços, apresentações culturais e discussões sobre políticas públicas para as mulheres, a Câmara Municipal de Bayeux realizou uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, ocorrido na última quarta-feira, dia 08. A Mesa dos trabalhos foi presidida pela vereadora Ró de Dedeta (PL), autora do requerimento, e composta pelas vereadoras Dani Dantas (Cidadania), França (PL) e Cleice Rocha (PCdoB), além da secretária da Mulher, Regina Patrícia, e da delegada da Mulher, Conceição Casado. 

Além das integrantes da Mesa, o plenário e galeria da Casa contaram com a participação do presidente da Câmara, vereador Nildo de Inácio (PP), de outros parlamentares, representantes dos poderes, das secretarias e órgãos municipais, do empresariado feminino bayeuxense, ex-vereadoras e da sociedade civil organizada. Juntos, os presentes debateram o tema “Trajetórias e Conquistas”, prestigiaram as apresentações da cantora e compositora bayeuxense, Gabriela Hardman, e aproveitaram os stands de limpeza de pele, cosméticos, saúde, nutrição e cenário para fotos.

A delegada da Mulher, Conceição Casado, foi a primeira a discursar na Sessão Especial. Ela destacou que nos últimos anos foram conquistados muitos avanços em prol de direitos, mas que ainda há uma longa estrada pela frente. “Há muitas mulheres em casa precisando da mão da delegacia, da Secretaria da Mulher, sofrendo violência, e nós precisamos extirpar esse mal da sociedade. Nós temos uma Justiça da mulher boa em Bayeux, então precisamos estimular essas mulheres a pedirem socorro. Quando você se cala, o meu algoz e o seu se fortalecem. Então, grite! Que estaremos aqui para ajudar”, falou.

Representando a prefeita Luciene Gomes (PDT), Regina Patrícia, secretária da Mulher, agradeceu ao convite e parabenizou a Casa Severaque Dionísio por propor uma sessão com um tema tão importante e que a cada dia deve ser mais discutido. “Obrigada, presidente, vereadoras e vereadores, porque mesmo com o avanço da sociedade, do direito, da justiça, muitas mulheres são vítimas de preconceito, de falta de respeito, de violência física e psicológica. O Dia da Mulher marca a conquista por direitos. Hoje, depois de tantas lutas, a mulher conseguiu ocupar muitos espaços. Luciene é um exemplo disso, mas ainda há muito pela frente”, destacou.

Regina ainda informou que vários projetos estão para serem executados na cidade, entre eles o Centro de Referência e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar. A fala foi aplaudida pelos presentes. Na tribuna, a secretária concluiu: “que possamos estar juntos nessa luta por direitos. A mulher pode, sim, estar onde ela quiser”.

Os presentes também ouviram a palestra “Trajetórias e Conquistas”, feita pela presidente da Comissão de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional da Paraíba (OAB-PB), a advogada Ana Beatriz Eufrazino, que falou sobre as conquistas dos últimos anos em termos de Leis, a exemplo da Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Lei Carolina Dieckmann, Joana Maranhão, a recente Lei da Laqueadura, entre outras. “Que sejamos as porta-vozes das nossas conquistas e vitórias”, finalizou.

Já a secretária-adjunta da Mulher, Aniele Costa, citou as políticas públicas desenvolvidas através da secretaria e reforçou as ações, projetos e parcerias em prol das mulheres bayeuxenses, a exemplo da conquista do selo social Prefeitura Parceira das Mulheres, adesão ao Programa Dignidade Menstrual, aprovação da Lei que cria o Centro de Referência da Mulher, entre outras. “Essa data não é só comemorativa, ela também é reflexiva pois é resultado de um processo de lutas. A Secretaria da Mulher encontra-se de portas abertas para atender a todas do nosso município e reafirma o nosso compromisso na construção de mais políticas públicas e efetivação na garantia dos seus direitos”, afirmou.

A vereadora Dani Dantas agradeceu ao presidente Nildo de Inácio por organizar toda a estrutura para a Sessão Especial e também reforçou as recentes conquistas. “Tivemos algumas vitórias recentes, mas precisamos permanecer unidas. Sem essa união a gente não consegue avançar, porque já é uma tarefa muito árdua ter que lutar diariamente para se manter firme em um mundo predominantemente machista, então precisamos trabalhar com união. Ró de Dedeta disse que foi muito importante a presença de todas e todos, junto com os outros poderes, para dizer que ainda é preciso avançar. A parlamentar ainda citou o poema “Meu Nome é Mulher”.

França usou a tribuna para dizer que tem muito orgulho de ser mulher e de todas as lutas. “Tenho muita gratidão a todas as mulheres que nos ajudaram a chegar aqui hoje”, disse ao citar leis que foram aprovadas com sua ajuda, reforçando que ainda vai fazer muito mais. “Ainda tem muito a avançar”, destacou. Já Cleice Rocha também agradeceu ao presidente e aos presentes. “Quero honrar a luta de todas as mulheres que vieram antes de mim. Vamos seguir com a luta”, disse na tribuna.

O presidente Nildo de Inácio aproveitou a oportunidade para agradecer e falar do comprometimento que tem com a causa das mulheres e com a garantia de direitos para elas. “Minha vida é envolta por mulheres que me impulsionam. Essa luta é da mulher, mas também é nossa, porque o homem deve estar junto para apoiar e ajudar”, falou. Luciano do Impacto Som (PV), presidente da Comissão da Mulher na Câmara, firmou um compromisso de empenhar o seu mandato com a causa das mulheres. “Temos muitas coisas boas a oferecer e assim faremos. Essa é a casa do povo bayeusense e de todas as mulheres”, afirmou. Os vereadores Abel Micena (PP) e Vando (PP) também reforçaram o compromisso por mais direitos para a população feminina.

Celia Domiciano, representando a sociedade civil organizada, destacou as mudanças significativas pela Secretaria da Mulher e pela Câmara. “Fazer políticas públicas sem orçamento é muito difícil, mas vocês estão conseguindo. Precisamos do apoio de todos para conquistar e lutar por direitos. Só agora em 2021 as mulheres tiveram direito ao fundo partidário. Na Câmara tenho certeza que todos os dias são uma batalha, porque em todos os espaços as mulheres têm que reafirmar que podem, que conseguem. Deixo um pedido: garantir que o lugar da mulher é onde ela quiser, isso com a distribuição de políticas públicas. Vamos ajudar as mulheres a saírem dos ciclos de violência”, pediu.

Ao finalizar a sessão, Ró de Dedeta afirmou que o Dia das Mulheres é todos os dias e que a Casa Severaque Dionísio vai seguir lutando por cada uma.


ASSESSORIA - Maryjane Costa

Tempo
Bayeux - PB
Mín 24ºC
28º
Máx 33ºC
Chuvas isoladas

Mais Lidas