Câmara de Bayeux promove sessão especial emocionante sobre o Setembro Amarelo e destaca: não desista de você

por Maryjane Costa | Publicado em 30/09/2021 às 15:00

Câmara de Bayeux promove sessão especial emocionante sobre o Setembro Amarelo e destaca: não desista de você

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta quinta-feira (30), uma sessão especial em alusão ao Setembro Amarelo para tratar de políticas públicas relacionadas ao combate e prevenção ao suicídio. Participaram da mesa de debates a prefeita Luciene Gomes (PDT), o secretário de Educação do município, Netinho Figueiredo, o vereador Nildo da Casa Branca (PTB) e a vereadora Dani Dantas (Cidadania), que presidiu os trabalhos e também foi a autora do requerimento que propôs a sessão especial. O evento também contou com a presença de representantes das secretarias de saúde, esporte, assistência social, como também de vereadores da Casa e da sociedade civil organizada.


Dani Dantas iniciou a sessão explicando o que é o Setembro Amarelo e sua importância. De acordo com a parlamentar, a campanha brasileira de prevenção ao suicídio foi iniciada em 2015 com o objetivo de promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria.


Em sua fala, a prefeita Luciene Gomes informou que o suicídio é considerado um problema de saúde pública, com 32 brasileiros tirando a própria vida por dia, sendo cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. "Isso é uma triste realidade que acontece principalmente entre os jovens. Cerca de 96% dos casos estão relacionados à transtornos mentais. Em primeiro lugar a depressão, em segundo o transtorno bipolar e o abuso de substâncias", informou a gestora. Luciene ainda destacou que vem fortalecendo a rede de apoio na cidade, a exemplo dos CAPS, e garantiu que a cidade está preparada para atender as pessoas com transtornos.


O secretário de Educação, Netinho Figueiredo, agradeceu a Dani por trazer esse tema tão importante para debate. "Quem ama, cuida, e é isso o que temos visto na gestão atual. Hoje estamos encerrando essa campanha, mas o tema não deve deixar de ser discutido, deve ser algo constante, e a secretaria de Educação está aberta a contribuir com essa missão", disse. Já a vereadora França (PP) falou o quanto é importante se falar sobre o assunto. "Temos que lutar por essas vidas, que muitas vezes transparecem um sorriso lindo, mas por dentro não estão bem. Eu digo: 'não desista de você. Você é muito importante para nós'. Em muitos casos é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade. Precisamos ficar atentos", falou a parlamentar.


Também usando a tribuna, Nildo da Casa Branca, que é esportista, comentou sobre o uso do esporte como ferramenta para auxiliar a combater o suicídio e lembrou que vai ser criada, pela primeira vez, uma escolinha de futebol feminino e masculino na cidade. Além disso, Nildo ressaltou que é imprescindível a união dos poderes e da sociedade na criação de políticas públicas cada vez mais eficazes. A vereadora Rosiene Sarinho (PP) destacou a importância de uma base familiar sólida e a problemática dos adolescentes em relação ao mundo online, o que prejudica as relações e pode ajudar no desenvolvimento de transtornos psicológicos. "Por isso é tão importante estarmos sempre atentos", afirmou.


A secretária adjunta da Mulher, Simone Almeida, disse que a depressão, ao contrário do que muitos pensam, não é frescura, é uma doença. "Quando a gente está doente, a gente não se esquiva de dizer, mas isso acontece com a depressão. Senti a necessidade de falar para vocês: a gente não pode deixar de falar. Eu sofro de depressão e falo para todos ao meu lado. Há seis meses eu perdi meu pai, o grande amor da minha vida. Uma perda irreparável e isso me causou danos. Falo a todos vocês que têm a doença: não se calem. A gente não pode ter vergonha de estar doente com depressão. Procurem ajuda da medicina, existem remédio que auxiliam, mas falar é o mais importante. Procurem um médico, um psicólogo, psiquiatra", contou a secretária.


Coordenador Municipal de Saúde, Murilo Henrique informou que a secretaria de Saúde teve todo um planejamento durante esse mês para o combate ao suicídio, com capacitações, ações, lives. "Logo logo teremos a implantação do CAPS infantil no nosso município para atender ao público infantil e adolescente", adiantou. Já a diretora do CAPS, Marilia Bezerra, garantiu que Bayeux tem hoje uma gama de profissionais para atender a população. "Outra notícia boa é que conseguimos transporte para os nossos usuários psiquiátricos. O que eu puder fazer para ajudar o nosso município de Bayeux, pode contar comigo", disse. A fala foi complementada por Luciene que informou que a gestão também oferece atendimento psiquiátrico infantil no CAPS.


O coordenador de comunicação, Amauri Jr, contou um pouco sobre sua história. Diagnosticado com bipolaridade e transtorno de ansiedade, o jovem contou sobre como é difícil conseguir lutar contra a própria cabeça. Amauri também falou sobre a importância do atendimento psicossocial nas escolas e apresentou um curta emocionante que conta a história de um jovem que está passando por problemas e encontra ajuda, salvando-o de se jogar de uma ponte. O curta tem como título "A ponte", e é baseado em fatos reais. Mônica Soares também foi uma das pessoas que subiu na tribuna e fez um relato sobre sua história. "Eu tenho depressão e transtorno de ansiedade. Eu já pensei em tirar minha vida. Não é fácil. Todos os dias eu tomo medicação. Peço a todos que estão aqui que não se calem. Esse debate é muito importante, principalmente nas escolas, com os alunos e funcionários".


O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) falou que foi surpreendido com a morte de um colega e que não sabia do problema que ele vinha enfrentando até chegar a notícia de que ele tirou sua vida. "Temos que ter atenção com os nossos amigos e ficar atentos aos sinais". Já o parlamentar Adriano do Táxi (PL) disse que as palestras em escolas e ambientes são importantes. "A gente pensa que é forte, mas precisamos de ajuda para enfrentar esses problemas, e não é vergonhoso pedir, muito pelo contrário, isso também é ser forte", disse. Após os relatos, Dani Dantas comentou que a mensagem que fica é: "não desista de você. Você não está sozinho".


A psicóloga Luciene Borges atua no município desde 2015 diretamente com casos de depressão e tentativa de suicídio. "Não tem como falar desse tema sem falar da valorização da vida. Quero destacar os fatores protetores, porque antes de chegar ao fato existem pelo menos quatro etapas, então existem sinais. Os atendimentos oferecidos pela gestão são primordiais, então, vamos buscar ajuda, vamos falar sobre. Temos que falar sobre esse tema. Quero fechar fortalecendo a questão dos espaços de atendimento na cidade, a exemplo do CAPS e da Policlínica Benjamim Maranhão, e pedir que todos compartilhem essa informação", pediu a psicóloga.

Tempo
Bayeux - PB
Mín 25ºC
29º
Máx 34ºC
Parcialmente nublado

Mais Lidas