Câmara de Bayeux realiza audiência e discute orçamento do município para 2023 no valor de R$ 266 milhões

por Maryjane Costa | Publicado em 06/12/2022 às 13:00

Nesta terça-feira (06), a Câmara Municipal de Bayeux realizou uma audiência pública com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 18/2022, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do orçamento geral da cidade para o exercício financeiro de 2023 e adota outras providências. Além de vereadores da Casa, participaram do evento representantes das secretarias do município e da população. A audiência, transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara, foi presidida pelo vereador Val da Nordece (Republicanos).

Além de Val, também compuseram a mesa de trabalhos o vereador Cal do Sesi (PTB), o auditor Sérgio Guimarães, o procurador do município, Delosmar Mendonça, representando a prefeita Luciene Gomes (PDT), e Zades Lira, secretário da Fazenda. Na abertura dos trabalhos, os presentes ressaltaram a importância da audiência para a definição das metas do próximo ano.

“Esse momento é extremamente importante e ressalta a preocupação que temos com o futuro da cidade. Ele é essencial para que toda a população saiba como será gasto o orçamento da cidade e opine sobre isso”, explicou Delosmar.

Segundo o PL, para o próximo ano, está fixado um orçamento de cerca de R$ 266 milhões para Bayeux. De acordo o auditor Sérgio Guimarães, através dessa previsão, foram destinados recursos a todas as unidades orçamentárias, com destaque para a educação, com R$ 89 milhões; infraestrutura, com R$ 22 milhões; saúde, com R$ 45 milhões; previdência, com R$ 37 milhões; trânsito, com R$ 5 milhões, entre outras áreas.

“O orçamento da cidade passa por diversas reuniões internas em todas as secretarias. A partir daí é que é feita uma análise do que precisa em cada área”, explicou Sérgio. Já Zades Lira informou que a prefeita Luciene foi à Brasília, onde pretende conseguir mais emendas impositivas para auxiliar na execução de ações em prol dos bayeuxenses. O secretário ainda se colocou à disposição para tirar as dúvidas de todos os presentes acerca do orçamento e sua divisão.

Uso da tribuna

Durante a audiência, o primeiro a subir à tribuna foi o superintendente do Instituto de Previdência do Município (Ipan), Diego Medeiros, que agradeceu a oportunidade e pediu aos parlamentares pela aprovação do orçamento. Na oportunidade, os vereadores da Casa Severaque Dionísio questionaram o secretário acerca do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para os servidores, sobre o concurso público, a questão dos aposentados, entre outros temas. Durante as explicações, Delosmar informou que o concurso foi suspenso por uma questão judicial e que a procuradoria ajustou todos os pontos e estão apenas aguardando uma análise. “A expectativa é de que nos próximos dias teremos a resolução deste problema”, informou.

Representando Nildo de Inácio, secretário de Ação Social de Bayeux, o assessor Arthur Hermógenes disse que durante o corrente ano a equipe da secretaria teve a oportunidade de diagnosticar diversos problemas que permeiam a Ação Social e o orçamento para, assim, diminuir as divergências entre o que estava planejado para o que era garantido. “É de suma importância que consigamos acabar com essa diferença entre o pensar e o agir. Ainda tem muito o que ser feito e é com esse pensamento que trabalhamos todos os dias”, disse.

Ana Carolina Guimarães, representante do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, pediu que no orçamento estejam destinados valores para a acessibilidade e todas as outras questões que envolvem as pessoas com deficiência. O conhecido repórter Careca Tá de Olho também questionou o que o orçamento está trazendo para os projetos sociais da cidade. Ainda subiram na tribuna o representante do Sindicatos dos Trabalhadores de Bayeux, Thiago Ribeiro, a vereadora Ró de Dedeta (PL) e o vereador Cal do Sesi que ressaltaram a importância de um concurso público para a cidade e da troca de ideias entre os presentes em prol do próximo ano.