Câmara de Bayeux reúne entidades para debater sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

por Wesley Lino | Publicado em 19/05/2021 às 14:00

Através de um requerimento de autoria da vereadora Ró de Dedeta (PL), a Câmara Municipal de Bayeux, realizou, na manhã desta quarta-feira (19), uma Audiência Pública para debater sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante o encontro, foram debatidas políticas públicas que auxiliam no enfrentamento aos casos de violência sexual dentro do município. Os representantes responsáveis pelas entidades que ajudam no combate a esses crimes trouxeram soluções, ações e sinais emitidos pelas vítimas, o que ajudam na identificação desses casos.

A psicóloga do Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRIS), Verônica Henriques, destacou os indícios que são apresentados por crianças que sofrem algum tipo de violência. “As crianças e adolescentes que são vítimas de violência física, sexual ou psicológica apresentam sinais que permitem que os pais ou outros responsáveis consigam identificar que algo está acontecendo com a mesma. É necessário que haja essa atenção especial por parte dos responsáveis, para que possamos evitar esses abusos”, destacou a psicóloga.

A conselheira tutelar, Edvania Dantas, enfatizou o papel do Conselho Tutelar na averiguação dos casos e destacou a importância da sociedade e da família entender o que é o abuso sexual. “O Conselho Tutelar demonstra que diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos ambientes por eles frequentados. Por isso, a família, a sociedade e o poder público devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua maioria, não têm a percepção do que é o abuso sexual”, ressaltou a conselheira.

A vereadora Ró reforçou a importância da audiência para que todos os setores envolvidos nesta luta pudessem discutir, juntos, os caminhos a serem seguidos. “Para mim, foi de grande importância poder proporcionar esse momento aqui na Câmara Municipal de Bayeux, onde tivemos a oportunidade de refletir com diversos profissionais, secretarias, Conselho Tutelar, Polícia Militar e demais órgãos comprometidos em prol do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Saímos com encaminhamentos para que possamos avançar nesta luta, além de renovar o nosso compromisso de contribuir para a construção de uma sociedade mais protetora e justa”, frisou a parlamentar.

Participaram do debate representantes da Secretaria de Educação, Saúde, Segurança, Trabalho e Ação Social, dos CRAS, CREAS, Conselhos Tutelares, coordenadores do Centro de Referência e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CRIS) e os vereadores Luciano Impacto Som (PV), Lenildo da ONG (PP), Nildo da Casa Branca (PTB) e Adjair da Saúde (PCdoB).