Câmara entrega votos, aprova novo Código Tributário e assistência psicopedagógica para a rede municipal de ensino

por Maryjane Costa | Publicado em 14/12/2021 às 12:00

Com o objetivo de apreciar, analisar e votar matérias em benefício da população, a Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (14), a 74ª Sessão Ordinária no plenário Vicente Pereira da Silva. Na oportunidade, os vereadores aprovaram 13 matérias, entre elas o projeto de Lei Complementar nº 08/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o novo Código Tributário do Municipio de Bayeux, revoga a Lei Complementar n° 05, de 28 de dezembro de 2009, e dá outras providências. A votação foi realizada em segundo turno.

Além do Código Tributário também foi aprovado em segundo turno o projeto de Lei n° 14/2021, de autoria da vereadora Dani Dantas (Cidadania), que dispõe sobre a implantação de assistência psicopedagógica em toda a Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de diagnosticar, intervir e prevenir problemas de aprendizagem tendo como enfoque o educando e as instituições de educação infantil e Ensino Fundamental; e o projeto de Lei n° 17 /2021, de autoria do Vereador Cal do Sesi (PTB), que dispõe sobre o descarte adequado de lixo eletrônico e lixo digital.

O projeto de Lei nº 18/2021, de autoria do vereador Jefferson Oliveira (PL), que institui o Banco de Ração e Utensilios para Animais no municipio de Bayeux e os que concedem Título de Cidadão Bayeuxense para José Inácio da Cunha, para o advogado Delosmar Domingos de Mendonça Neto e para Evandro Silva de Sousa, todos de autoria do presidente Noquinha (PTC), também foram aprovados por unanimidade.

Requerimentos

Os parlamentares da Casa Severaque Dionísio apreciaram e aprovaram diversos requerimentos, entre eles o que solicita uma atenção maior da comunicação do municipio, principalmente com os usuários da saúde, e o que requer do Consórcio Metropolitano atenção com os usuários do Comercial Norte e Conjunto Mariz, colocando mais coletivos, principalmente no turno da noite, ambos de autoria do vereador Adjair da Saúde (PCdoB); e o que pede reparos nos equipamentos de ginástica e nos brinquedos da Praça Expedito Pereira, no Jardim Aeroporto, de autoria do pastor Josimar Varsalle (PP).

Votos de Aplauso

Nesta terça-feira, o presidente Noquinha (PTC) interrompeu a sessão para a entrega de Votos de Aplauso àqueles que fazem, através de seu trabalho, a diferença na vida da população de Bayeux. O deputado federal Julian Lemos (PSL), a conselheira Tutelar do Setor I, Josilene da Silva, conhecida por Leninha, Ana Maria Macena, secretária-adjunta de Ciência e Tecnologia, e o comandante do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizado (16º RC Mec), Coronel Hildebrando Balbino de Andrade, receberam a homenagem. Todos eles subiram a tribuna e agradeceram aos presentes.

"Quero agradecer do fundo do meu coração toda consideração e respeito que recebo de toda Câmara de Vereadores. O que faço pela cidade eu faço de coração, em reconhecimento aos votos que tive. Sempre me coloquei e seguirei me colocando à disposição da cidade, seja na saúde, na segurança pública, ação social, pavimentação, entre outras áreas", falou o deputado Julian Lemos. Já Leninha confessou estar muito surpresa e emocionada com o voto. "Sou uma das mais velhas conselheiras tutelares e receber esse reconhecimento pelo meu trabalho me deixa bastante emocionada", disse.

Maryjane Costa