Durante sessão, pares aprovam projetos e criticam pedidos não atendidos voltados à infraestrutura do Mário Andreazza

por Maryjane Costa | Publicado em 08/07/2021 às 13:00

Os vereadores da Câmara de Bayeux aprovaram, nesta quinta-feira (08), seis requerimentos e, em segundo turno de votação, os dois projetos de Lei Complementares que dispõem sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Bayeux e do Fundo Municipal de Trânsito e sobre a criação da Diária Operacional exclusiva para os Agentes de Trânsito do Município. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade pelos parlamentares. Buscando todos os cuidados, a sessão obedeceu os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 recomendados pelo Ministério da Saúde, a exemplo do uso de máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Entre os requerimentos aprovados estão os de Adjair da Saúde (PCdoB) que solicita a regulação do abastecimento de água na parte baixa do bairro do Alto da Boa Vista e o que requer a realização do calçamento em paralelepípedo da rua Lourival Martins, no bairro do Jardim Aeroporto; o que pede a reforma das caiçaras da cidade que são: Porto São Vicente, Porto do Moinho, Porto do Cassete, Porto da oficina, Porto do Baralho e Porto Nova Liberdade, de autoria de Bel Soldado (DEM); o de autoria de Nildo da Casa Branca (PTB) que requer informações sobre o tempo necessário para que o Poder executivo destine o Fundo do Esporte e da Cultura para esta Casa Legislativa.

No tempo regimental os parlamentares protagonizaram um debate acerca das solicitações referentes à infraestrutura e que não estão sendo atendidas. Hermerson Caminhoneiro (PP) cobrou e informou que dos mais de 40 requerimentos feitos, voltados ao Mário Andreazza e outros bairros, poucos foram atendidos. Já Betinho da RS (PDT) criticou a postura do representante da pasta e disse que essa falta de compromisso é inadmissível. “Se alguns secretários do Executivo querem nos tratar como capacho, capacho eu não vou ser […] Tem secretário que se acha prefeito e, irresponsavelmente, desdenha dos nossos pedidos. Apelo que a prefeita coloque um servidor público que escute esta Casa, porque estamos aqui pelo povo”, disse.

Ainda no tema, Jefferson Oliveira (PL) lembrou que a Lei prevê crime de responsabilidade aos gestores que não responderem aos pedidos da Câmara. “Um servidor que não responde a população está desonrando o serviço público”, falou. Os demais vereadores também reclamaram da postura e da falta de atendimento até nos requerimentos mais simples. Ainda foram debatidos outros temas como Votos de Aplauso, prestação de contas dos seis meses de gestão, calçamento de ruas, falta de repasses ao Instituto de Previdência e Assistência do Município (IPAM) e as contas públicas do município.

Voto de aplauso

Nesta quinta-feira também aconteceu a aprovação e entrega do Voto de Aplauso aos policiais militares Cabo Juliano Ferreira de Lima e soldado Tharley Wellington Santos da Silva, todos da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM-PB), sediada na cidade, pela prisão de dois elementos nas proximidades do bairro Alto da Boa Vista, no dia 03 de julho de 2021. Os meliantes estavam aterrorizando o bairro da Imaculada e com eles também foram apreendidas armas de fogo, munições, drogas e dinheiro. O voto foi proposto pelo presidente da Casa, Noquinha (PTC), e subscrito pelos demais vereadores tornando o requerimento uma ação coletiva.

Recesso

Ao final, Noquinha informou a todos os presentes que a Casa Severaque Dionísio encerrou as sessões ordinárias do primeiro semestre de 2021 e estará em recesso parlamentar entre os dias 09 de julho e 10 de agosto de 2021. Neste período, somente as sessões deixarão de ser realizadas. A secretaria da Casa continuará em atendimento normal ao público, assim como o trabalho dos funcionários e vereadores.