Durante sessão, vereadores de Bayeux requerem asfaltamento de aproximadamente 50 ruas da cidade, entre outros pedidos

por Maryjane Costa | Publicado em 14/03/2023 às 11:14

Nesta terça-feira (14), a Câmara Municipal de Bayeux realizou a 9ª sessão ordinária do 1º período da 15ª legislatura onde os vereadores da Casa Severaque Dionísio aprovaram por unanimidade mais de 20 matérias, com foco no asfaltamento de aproximadamente 50 ruas da cidade. Saúde, Seguraça e Trânsito também estiveram entre os temas. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada por França (PP) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre as principais matérias aprovadas esteve o requerimento de autoria conjunta da vereadora Ró de Dedeta (PL) e Nildo de Inácio solicitando um terapeuta ocupacional para atuar na cidade, como também o de autoria de Abel Micena (PP), que quer a pavimentação asfáltica de cerca de 20 ruas do bairro do Rio do Meio, e o de autoria do vereador Noquinha (PTC) que também requereu a pavimentação asfáltica de 17 ruas do bairro do Alto da Boa Vista.

Bel Soldado (União) ainda solicitou asfalto das ruas Antônio Venâncio, no Porto da Oficina; das ruas Anailde Beiriz, Santa Terezinha, São Lucas, Vasco da Gama e Boa Vista, no Mário Andreazza; além da Santa Maria, no Alto da Boa Vista.

Já o vereador Cal do Sesi (PTB) pediu o asfaltamento das ruas Sanhauá, Francisco de Almeida e Firmino Caetano, no bairro do Sesi; bem como da rua Manoel Santos Leal, no Bairro do São Bento. Hermerson Caminhoneiro (PP) solicitou manutenção, limpeza e retirada de entulho na rua Francisco Camilo, localizada por trás da creche Mãe Manda, no bairro do Mário Andreazza.

O vereador Netinho (PDT) requereu a realização de limpeza e desobstrução de galerias de esgoto e escoamento de águas pluviais, bueiros, valas e córregos de escoamento das principais ruas e avenidas de Bayeux, uma vez que a previsão para os próximos dias é de chuva torrencial.

Nildo da Casa Branca (PTB) pediu a implantação de uma câmera na entrada do Condomínio Darcilia Borges, popularmente conhecido por Condomínio da Fibrasa, no Conjunto Kennedy; a contemplação quanto a pavimentação asfáltica da rua 13 de Maio, no bairro do Sesi; Voto de Aplausos para Hércules Antônio Gomes Nogueira Vieira pelos seus relevantes serviços prestados para todos aqueles que precisam de ajuda; e a instalação de um redutor de velocidade em frente a RR Retifica.

Na segurança, a vereadora Ró de Dedeta solicitou que seja acrescentada a ronda da guarnição da Guarda Municipal nos horários de entrada e saída de aulas, nas imediações das ruas São Sebastião e Avenida Estela, nas proximidades do Colégio ESA e Senhor do Bonfim.

Ainda na infraestrutura, o vereador Vando (PP) pediu a pavimentação asfáltica sobre o calçamento da rua Marcelino Barbosa, no bairro de Brasília, bem como das ruas Celina Miranda, Napoleão Laureano, Marcionila Maria da Conceição, e a complementação da rua Cinco de Agosto, todas localizadas no Centro. O vereador do PL, Uedson Orelha, requereu o asfaltamento do final da rua Daura Saraiva e da Manoel César de Alencar, no bairro Jardim Aeroporto.

Através de um pedido de indicação, o parlamentar Luciano do Impacto Som (PV) pediu à prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), a inclusão de conteúdos sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica e a instituição da semana escolar de combate contra esse tipo de agressão. No tempo destinado ao uso da tribuna, os pares ainda discutiram sobre tapa-buraco, asfaltamento, audiência solicitada pelos funcionários do município, semana do consumidor, entre outros.

Ao final da sessão, o presidente Nildo de Inácio chamou os representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Município (Sintramb), presentes na galeria, para conversar e marcar uma data de audiência com a prefeita. O objetivo é discutir melhores condições trabalhistas, entre elas pagamento do adicional de incentivo aos agentes de saúde, pagamento da mudança de nível dos vigilantes municipais da cidade, pagamento dos retroativos do reajuste do Piso Salarial Nacional do Magistério,  pagamento do atual Piso Salarial Nacional do Magistério e pagamento de reajuste salarial ao pessoal da Saúde.

ASSESSORIA - Maryjane Costa