Ensino de libras nas escolas, Dia da Marisqueira e intituição do programa Pequenos Atletas são aprovados pela Câmara

por Maryjane Costa | Publicado em 18/05/2023 às 11:40

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta quinta-feira (18), mais uma sessão ordinária onde os vereadores leram, analisaram e aprovaram aproximadamente 20 matérias, entre elas pareceres, projetos de Lei e requerimentos dos mais variados temas. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, Nildo de Inacio (PP), ao lado da vereadora Dani Dantas (Cidadania) e do vereador Netinho (PDT).

Durante a análise das matérias constantes na ordem do dia, a Casa aprovou 14 pareceres e projetos de Lei, entre eles: PL nº 05/2023, de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), que dispõe sobre a garantia de acesso e permanência de ambos os pais ou responsáveis acompanhando pacientes crianças, no decorrer de consultas e internações nas unidades de saúde das redes pública e privada do município; e o PL nº 07/202, também de Hermerson, que solicita a adoção da Política de Transparência nas Obras Públicas de Bayeux.

O PL nº 13/2023, do vereador Vando (PP), que intitui a inclusão da língua brasileira de sinais/libras no currículo escolar do sistema municipal de educação, também foi aprovado por unanimidade. Já a vereadora Dani Dantas teve aprovado o PL nº 14/2023, de sua autoria, sobre a inclusão no Calendário Oficial do Município o Dia da Marisqueira. Netinho teve aprovado o PL nº 16/2023, que institui o Programa Pequenos Atletas. O projeto tem como objetivo atender crianças e adolescentes da cidade com habilidades esportivas nas mais diferentes modalidades.

Os parlamentares ainda aprovaram o PL nº 17/2023, da vereadora Cleice Rocha (PCdoB), que denomina de Vereador Maurício Alves de Souza a Rua Projetada 16, ainda sem denominação oficial, localizada no Loteamento Jardim Aeroporto, no bairro Jardim Aeroporto; e o PL nº 23/2023, de Dani Dantas, que dispõe sobre a inclusão, no Calendário Oficial do Município, do evento manifesto "Estação das Mulheres".

Também foi aprovado durante a sessão o requerimento de autoria coletiva e iniciativa do vereador Noquinha (PTC) que pede um Voto de Pesar aos familiares de Everaldo Gonçalves da Flores, que faleceu no último dia 11 de maio de 2023, bem como o requerimento de Vando para intensificar as rondas no prolongamento a rua Marechal Cândido Rondon, ladeira que dá acesso ao Aeroporto, localizada no Alto da Boa Vista.

No período voltado ao uso da tribuna, os vereadores ainda discutiram e comentaram sobre ajustes em infraestrutura e trânsito nas ruas da cidade, incluindo a marcação de uma audiência com o superintendente do Departamento de Trânsito do Município; a importância do ensino de libras para a comunicação entre as pessoas; Dia de Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes; parceria com o Governo do Estado na administração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bayeux; Lei Paulo Gustavo; entre outros temas.

ASSESSORIA - Maryjane Costa