Fiscalização no mercado público, CEP e academia para o Conjunto Mariz e outros requerimentos são aprovados na Câmara

por Maryjane Costa | Publicado em 07/10/2021 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux discutiu e aprovou, nesta quinta-feira (07), nove requerimentos prevendo melhorias em infraestrutura e planejamento. Além disso, os parlamentares também aprovaram o projeto de Lei n° 21/2021, de autoria do Poder Executivo, autorizando a abertura de crédito suplementar ao orçamento vigente para fins que especifica e o Parecer nº 06/2021. Todas as solicitações foram aprovadas por unanimidade. Ainda, a campanha Outubro Rosa foi tema de discursos de vereadores na tribuna da Casa Severaque Dionísio.

Entre os principais pedidos desta quinta está o que solicita providências junto ao Departamento de Trânsito (DMTRAN) para fiscalizações no Mercado Público da cidade, de autoria do vereador Cal do Sesi (PTB); o que requer à prefeita Luciene Gomes (PDT) que seja providenciada uma reunião com a diretoria regional dos Correios na Paraíba, para tratar sobre a criação de CEP para o Conjunto Mariz, no Mário Andreazza, de Lenildo da ONG (PP); e o do pastor Josimar, solicitando a instalação de uma academia ao ar livre e uma pista de caminhada também no Conjunto Mariz.

Os vereadores ainda requereram à Cagepa o desentupimento e drenagem de duas bocas de lobo, no Alto da Boa Vista (Adjair da Saúde); a colocação de banheiros químicos próximos ao giradouro do bairro Jardim Aeroporto (Hermerson Caminhoneiro); capinação, manutenção e tapa buraco na rua Gustavo Maciel Monteiro, próximo à praça 6 de Junho (Lenildo da ONG); calçamento da rua Jada Marcicano Marcilio, no Jardim Aeroporto (Rosiene Sarinho) e Voto de Pesar pelo falecimento de Maria da Paz, conhecida popularmente por Mariinha, moradora do bairro São Bento (Val da Nordece).

Pedidos verbais

No tempo verbal, o vereador Luciano do Impacto Som (PV) cobrou uma explicação do setor de tributos da Prefeitura Municipal sobre o fato de que muitos contribuintes não estão conseguindo pagar suas taxas. O parlamentar também questionou o porquê do posto de vacinação da Imaculada estar fechando às 10h, algo que não é conveniente para a população. Revitalização de espaços de convivência; limpeza das galerias do São Vicente; contratação de optometrista para o município e funcionamento de postos de vacinação à noite também estiveram entre os temas discutidos.

Outubro Rosa

A vereadora Rosiene Sarinho (PP) usou a tribuna da Casa Severaque Dionísio para lembrar da importância da prevenção, citar ações que estão acontecendo na cidade em relação à prevenção ao câncer de mama e se colocar à disposição para as ações de combate à doença. A parlamentar citou dados e fez um chamamento público para todas as mulheres participarem da Sessão Especial em alusão ao Outubro Rosa, que acontece no próximo dia 29, às 19h, na Câmara de Bayeux.

"Venho enfatizar minha disposição em apoiar as ações do Outubro Rosa e estimular meus colegas, a população e entidades a se engajarem na luta contra essa doença que causa o falecimento de aproximadamente 30 mulheres por dia em todo Brasil. Precisamos continuar juntando forças para a preservação da vida das mulheres na nossa querida cidade. Quero, em nome do presidente Noquinha, convidar todas as mulheres Bayeuxenses que se façam presentes nesta Casa. Teremos aqui debates importantes sobre o câncer de mama e alguns tabus que precisam ser quebrados", falou Rosiene.