Janeiro Branco e Roxo: Câmara alerta população para principais sintomas da hanseníase e a importância da saúde mental

por Maryjane Costa | Publicado em 19/01/2023 às 14:00

Neste mês de janeiro, em todo o país, acontecem as campanhas Janeiro Roxo e Janeiro Branco, e a Câmara Municipal de Bayeux, através da Mesa Diretora e de todos os parlamentares, apoia as causas e alerta a população para os principais sinais e sintomas da hanseníase, bem como a importância da saúde mental na vida das pessoas.

O Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase, mote da campanha Janeiro Roxo, é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro. A campanha tem como objetivo principal desmistificar a doença, uma vez que os pacientes acometidos por ela, se realizarem o tratamento correto, podem levar uma vida normal e saudável sem risco de transmissão.

Os principais sinais e sintomas da Hanseníase são: uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição ou perda da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato; áreas com diminuição dos pelos e do suor; caroços e inchaços no corpo, em alguns casos avermelhados e doloridos; diminuição da sensibilidade e/ou da força muscular de olhos, mãos e pés; dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços, mãos, pernas e pés e cortar-se ou queimar-se sem sentir dor.

Já o principal meio de transmissão da hanseníase se dá através de vias respiratórias (inalação de gotículas – secreções nasais, tosses, espirros) por meio de contato próximo e prolongado, com um doente acometido pela hanseníase. O tratamento é realizado através da associação de medicamentos.

Presente no calendário do Ministério da Saúde, o mês de janeiro também é dedicado aos cuidados com a saúde mental. O Janeiro Branco foi criado em 2014, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. Atualmente, a campanha conta com colaboradores em diversas cidades e aumenta a cada ano. Além disso, em muitos lugares é possível participar de palestras ou mesas de debate sobre o assunto. Em Bayeux, as ações acontecem nas Unidades Básicas de Saúde.

A cor branca da campanha representa um quadro ou página em branco. Significa o papel em branco, no qual qualquer pessoa pode escrever ou desenhar um novo começo, uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

Os dois temas estiveram entre pedidos e requerimentos dos vereadores da Casa Severaque Dionísio no ano de 2022. Em 2023, os parlamentares seguem desejando conscientização e fomentando ações, junto ao Executivo, para que a saúde física e mental dos bayeuxenses esteja sempre em dia. “Desta forma, não só em janeiro, mas durante todo o ano nós estamos alertando a população e cuidando para que eles tenham ações neste sentido”, afirma o presidente Nildo de Inácio (PP).

ASSESSORIA