Melhoria do Zoonoses e curso de primeiros socorros para professores das escolas e creches são temas de discussão na CMB

por Maryjane Costa | Publicado em 07/07/2022 às 12:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux, durante sessão ordinária nesta quinta-feira (7), promoveram discussões acerca da questão do zoonoses da cidade e da qualificação dos profissionais de educação na questão dos primeiros socorros. Além disso, os parlamentares também analisaram e aprovaram matérias voltadas a melhorias na infraestrutura dos bairros. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre as matérias aprovadas estão os requerimentos do vereador Abel Micena (PP) que solicita o envio de expediente à Secretaria de Infraestrutura solicitando que seja realizada a implantação de coletor de lixo na rua Francisco Marques da Fonseca, no bairro Alto da Boa Vista, outro no final rua Tabelião Severino Araújo, no Bairro Rio do Meio, e na rua Antônio Petrolino dos Santos, em frente à Igreja do Castelinho também no bairro do Rio do Meio.

Já a vereadora França (PL) teve aprovados por unanimidade os pedidos para que seja encaminhado um veemente apelo ao secretário de Infraestrutura para uma operação de consertos na rua Euclides da Cunha, onde o calçamento está cedendo, e para que haja uma operação tapa buracos no viaduto do bairro Jardim Aeroporto. Betinho da RS (PDT) também teve aprovado o requerimento para que seja encaminhada denúncia ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, juntamente com toda a documentação, sobre empenhos envolvendo secretarias.

No tempo regimental para uso da tribuna, os vereadores também solicitaram terraplanagem e calçamento na Francisco Marcos da Fonseca; resolução da questão dos caramujos africanos; cadeiras confortáveis para os acompanhantes na UPA de Bayeux, voto de pesar pelo falecimento do senhor Expedito Barbosa dos Santos, conhecido como Picolé; ajustes na iluminação e comprovantes de como a Secretaria de Infraestrutura está usando as verbas, calçamento de ruas do Mário Andreazza, entre outros pedidos e convites.

Os vereadores ainda utilizaram a tribuna da Casa Severaque Dionísio para promover discussões acerca da Lei Lucas para qualificação dos professores das escolas e creches municipais em curso de prevenção de acidentes para que, assim, as crianças não passem por perigos, e também a cobrança de melhorias na questão do zoonoses. De acordo com os parlamentares, moradores estão sendo acometidos pela “doença do gato”, a esporotricose, e existem muitos animais abandonados nas ruas, necessitando de castração e cuidados.

Assessoria

Maryjane Costa