No retorno aos trabalhos, Câmara de Bayeux elege Nildo de Inácio como vice-presidente da Mesa Diretora da Casa

por Maryjane Costa | Publicado em 23/08/2022 às 11:30

Após o recesso parlamentar regimental de 30 dias, a Câmara Municipal de Bayeux retornou com as sessões ordinárias para o segundo período legislativo nesta terça-feira (23). Na oportunidade, os vereadores comemoraram a volta dos trabalhos na Casa Severaque Dionísio e empossaram Nildo de Inácio (PP), que volta à Câmara depois de passar um período no comando da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social. A sessão foi comandada pelo vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Durante a sessão foi realizada a eleição para o cargo de 1º vice-presidente da Mesa Diretora em conformidade com o disposto no artigo 30 do Regimento Interno. A eleição acontece após a destituição do vereador Betinho da RS (PDT) do cargo, no último dia 21 de julho. Através de votação nominal, por 16 votos a favor e uma abstenção de Betinho, o vereador Nildo de Inácio foi eleito vice-presidente da Mesa Diretora.

“Quero agradecer a todos os vereadores pela votação que deram a minha pessoa. Agradeço a todos vocês. Estamos aqui para ajudar e fazer um bom trabalho para que alcancemos nosso objetivo de desenvolver a Casa Severaque Dionísio junto com o executivo e, assim, possamos andar juntos e fazer com que Bayeux siga desenvolvida”, disse Nildo.

No uso da tribuna os vereadores parabenizaram o novo vice-presidente pela conquista e pelo trabalho na secretaria, e também realizaram diversos pedidos a exemplo de tapa-buraco e limpeza para a rua Francisco Marques da Fonseca; dentista para o PSF 2; limpeza e tapa-buraco no Mário Andreazza e no Sesi; título de cidadão para José Arimatéa Maciel, conhecido como Seu Bebé, que tem história na área de esporte; e outros pedidos voltados à infraestrutura.

Além disso, os parlamentares também usaram a tribuna para ressaltar a importância do Agosto Lilás, pelo fim da violência contra a mulher, e do Agosto Dourado, pelo incentivo à amamentação. Hermerson Caminhoneiro (PP) questionou compras de lâmpadas de LED sem nota fiscal pela gestão municipal e Betinho da RS reclamou de descaso com os vereadores por parte da Secretaria de Saúde que, de acordo com o parlamentar, impediu a Comissão de Saúde de entrar no departamento de finanças da pasta para fiscalizar. Os demais parlamentares saíram em defesa da gestão.

Sessão Especial

A vereadora Ró de Dedeta (PL) fez um convite para a sessão especial em homenagem aos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente que acontece nesta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Bayeux. “Um tema de grande importância em prol de nossas crianças”, destacou a parlamentar.

Na oportunidade, estarão reunidos na Casa Severaque Dionísio profissionais de órgãos que trabalham com a causa da criança e do adolescente, representantes de ONGs e a população civil organizada. O objetivo, de acordo com Ró, é que todos possam discutir sobre os avanços já existentes na questão de direitos e também sobre o que a cidade ainda precisa melhorar.