Obrigatoriedade de socorro à animal atropelado, fornecimento de absorventes e mais 22 matérias são aprovadas em sessão

por Maryjane Costa | Publicado em 17/02/2022 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, durante sessão remota nesta quinta-feira (17), a votação de diversas pautas envolvendo desde a causa social e dos animais ao esporte, saúde e infraestrutura. No total, foram apreciados, votados e aprovados dois Projetos de Lei do Legislativo, cinco Projetos de Decreto Legislativo e 17 requerimentos. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre as principais matérias aprovadas pelos pares está o projeto de Lei nº 26/2021, do Poder Executivo, indicado por França (PP) e Nildo da Casa Branca (PTB), que dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos às mulheres em estado de vulnerabilidade e/ou situação de rua do município; o PL nº 24/2021, do vereador Jefferson Oliveira (PL), que dispõe sobre a obrigatoriedade da prestação de socorro aos animais atropelados; e o PL nº 26/2021, da vereadora Dani Dantas, que Dispõe sobre a inclusão no calendário oficial do Município de Bayeux da 'Semana de Artes Marciais'.

Saúde

O vereador Abel Micena (PP) também teve aprovados três requerimentos de sua autoria voltados à saúde do município, sendo eles: o requerimento nº 69/2022, requerendo que seja encaminhada à Secretária de Saúde a solicitação para o retorno do Pronto Atendimento de Fraturas; o requerimento nº 70/2022, requerendo o retorno das cirurgias de cataratas; e o requerimento nº 71/2022, solicitando que seja encaminhada à Secretária de Saúde a reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim Aeroporto 2.

Infraestrutura

Já entre os pedidos voltados à infraestrutura destacaram-se o requerimento de Bel Soldado (DEM), solicitando que seja encaminhado à Secretaria de Infraestrutura o pedido para que seja realizado o serviço de continuação das paradas de ônibus da cidade; os de Cal do Sesi (PTB), para a revitalização da Praça Vereador Franco, no Bairro do Sesi, para a pavimentação da Rua Margarida Messias, também no Sesi, e para a pavimentação da Rua Natividade, no Comercial Norte. França também solicitou a pavimentação das ruas Antônio Correia da Cunha, Pedro Gomes no Jardim São Severino e da Rua Tomaz Luiz de Vasconcelos, no Jardim Aeroporto.

O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) solicitou a desobstrução e manutenção das galerias fluviais das principais ruas do bairro Mário Andreazza, por ser uma grande reivindicação dos moradores do bairro que, segundo o documento, encontram grandes dificuldades pela falta de manutenção; já o vereador Val da Nordece requereu à Secretaria de Infraestrutura do Município a realização de serviços de capinação e limpeza na Escola Municipal Moacir Dantas, na sua parte interna e externa. Durante a sessão ainda tiveram outros requerimentos voltados à infraestrutura aprovados.

Título de Cidadania

Ainda na sessão remota desta quinta também foram aprovadas, através de Projetos de Decreto Legislativo, as concessões de Título de Cidadão Bayeuxense para João Perônico Mendes, Flávio Eduardo Lira, para o Capitão da Polícia Militar do Estado da Paraíba, George Handerson da Silva Santos, para Alexsandro de Souza Silva e para a deputada federal Edna Henrique. Segundo os parlamentares, essas pessoas foram de grande relevância para o crescimento do município e por isso é mais que merecida a homenagem por parte da casa que defende os interesses do povo.

Tempo verbal

No período destinado à fala dos vereadores foi comentado acerca da situação das escolas municipais. "Esta muito complicado", disse Hermerson Caminhoneiro. Também foi pedido fiscalização dos mangues, calçamento de ruas, mais segurança, coleta de sangue na UPA e no Materno, reforma dos portos e dos ginásios de esportes, entre outros. A vereadora França ainda aproveitou para prestar solidariedade aos familiares e amigos de uma amiga que faleceu em decorrência da Covid-19. A parlamentar pediu que as pessoas se cuidem e tomem as vacinas: "essa doença é muito perigosa e temos que ficar em alerta", falou.

Maryjane Costa