Segurança no trânsito em áreas escolares e infraestrutura são temas de requerimentos aprovados na Câmara de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 09/05/2023 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (09), a 23ª sessão ordinária da atual legislatura. Na ocasião, a Mesa Diretora da Casa Severaque Dionísio promoveu, junto aos demais pares, debates, votações e leitura de cerca de dez projetos e requerimentos constantes na pauta do dia. A Mesa é formada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e pelas secretárias Dani Dantas (Cidadania) e França (PL).

Entre os requerimentos aprovados estão os de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) que solicitam serviços de terraplanagem e calçamento na rua Manoel Calixto Lima, no Comercial Norte, e serviços de manutenção, limpeza e capinação na rua Genival Guedes Pivete, acesso do Mário Andreazza ao conjunto Mariz. Já Luciano do Impacto Som (PV) teve aprovado o pedido para iluminação, capinação, assim como instalação e ajuste das telas de proteção do campo de futebol do Tambay.

A vereadora Ró de Dedeta (PL)  requer que sejam instalados dispositivos de segurança (placas de redução de velocidade, sinalização) em todas as áreas escolares com vias movimentadas e de grande tráfego de estudantes, para aumentar a cautela entre os motoristas e evitar possíveis acidentes. E também, através do requerimento nº 244/2023, pediu Voto de Aplausos à equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Bayeux (Creas). Os pedidos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.

Uedson Orelha (PL) também teve aprovado por unanimidade pelos pares um Voto de Pesar à família enlutada de Edvaldo Benjamim Silva, que faleceu no último domingo, dia 07, no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

No Expediente do Dia a Mesa Diretora informou que já está em tramitação na Casa o Projeto de Lei nº 02/2023, do Poder Executivo, que estabelece as diretrizes para elaboração do orçamento geral do município (LDO), relativo ao exercício de 2024, bem como o PL nº 20/2023 que institui o uso do "Cordão de Girassol" como instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta, o PL nº 37/2023 que cria o "Programa de· Desenvolvimento da Inteligência Emocional” nas escolas e o PL nº 38/2023, que concede um dia de folga ao servidor público no dia do seu aniversário, sem prejuízo dos seus vencimentos.

Já durante o uso da tribuna pelos vereadores foi discutido o calçamento de ruas da cidade, problemas com o pagamento do funcionalismo público, o agradecimento pelo cumprimento do requerimento do curso de primeiros socorros nas creches, entre outros temas. Os vereadores da oposição ainda falaram que está havendo um colapso da atual gestão municipal. Em contrapartida, os parlamentares integrantes do grupo da situação destacaram que a prefeita Luciene Gomes segue trabalhando pelo povo e enfrentando as dificuldades normais de qualquer gestão.

ASSESSORIA - Maryjane Costa