Sessão especial na Câmara debate crescimento do esporte no município e estratégias para incentivar e auxiliar atletas

por Maryjane Costa | Publicado em 09/11/2021 às 14:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta terça-feira (09), uma sessão especial com o objetivo de tratar sobre a questão do esporte no município. A sessão foi proposta pelo vereador Nildo da Casa Branca (PTB), que presidiu os trabalhos. Além de Nildo, a mesa de debate também foi composta pelos vereadores Cal do Sesi (PTB) e Val da Nordece (Republicanos), além do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Von Coutinho, do vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (Patriotas), e da jogadora de futebol feminino, Dayana.

Iniciando os debates, Coutinho citou algumas conquistas da secretaria, a exemplo da parceria com a Liga de Bayeux, apoio e realização de eventos esportivos, reforma de ginásios, início do handebol infantil no Tambay, curso de arbitragem, entre outras. “Estive em Brasília junto com o vereador Nildo atrás de recursos para a cidade de Bayeux e um dos nossos pedidos foi a criação de uma vila olímpica e paraolímpica, trabalhando também na inclusão social, além de emendas parlamentares para o fundo do esporte e implantação da pista de skate, e isso é só uma parte do que já foi feito”, informou.

Com um emocionante e forte discurso, Rômulo Martins, bicampeão mundial de Jiu-jitsu na categoria para atletas com paralisia, contou um pouco da sua história e sobre a importância do apoio para os atletas e paratletas. Rômulo nasceu com paralisia cerebral, mas nunca desistiu, superando diversos desafios para se tornar o grande campeão que é hoje. O desportista já recebeu, inclusive, uma comenda na Assembleia Legislativa da Paraíba e atualmente é organizador de um projeto social que oferece aulas gratuitas para pessoas com deficiência. “Temos quase 30 mil pessoas com deficiência em Bayeux. Número suficiente para eleger um deputado, mas essas pessoas estão trancadas, com medo de serem apedrejadas. Isso tem que mudar. Temos que dar oportunidade para essas pessoas”, ressaltou.

Também na tribuna, Limeira, que está à frente do esporte no Campo da Sandra, e de um projeto social com mais de 80 crianças, agradeceu o convite, falou sobre a falta de apoio em tantos anos e questionou: “Por que durante seis meses houve essa mudança toda e durante 10 anos o esporte ficou parado nessa cidade? Vocês estão ajudando o futuro de amanhã, e isso é muito importante”. Já o colunista esportivo Gilberto Lira disse que investir no esporte é o melhor remédio para preparar os jovens para terem um futuro promissor. “Vamos defender o esporte na nossa querida Bayeux”.

Convidado para a mesa de debates da sessão, o vereador da Capital, Carlão, agradeceu a oportunidade e disse que é o momento de fazer uma aliança pelo esporte. “Bayeux tem uma campeã brasileira de Jiu-jitsu, agora nós temos que arrumar mecanismos para essa luta ser menos dolorida. Esporte é vida e é transformação social. Por que não firmar um compromisso, a Câmara de Bayeux, João Pessoa, Cabedelo, para mostrar que o esporte tem capacidade de mudar a vida de muitas pessoas? Nós podemos auxiliar e fazer com que o Executivo invista cada vez mais no esporte. Essa sessão já é uma vitória, porque juntos conseguimos mais”.

A sessão especial contou com a fala de diversos nomes do esporte bayeuxense e paraibano, desde técnicos a jogadores, lutadores e desportistas no geral, como Vitória Kemily, campeã brasileira de Jiu-Jitsu. O vereador Nildo destacou que atualmente existe uma demanda muito grande com material e viagens, e citou a intenção de ser feita uma parceria entre as secretarias de Esportes, Ação Social e Educação para auxiliar os desportistas. O parlamentar ainda informou que próximo mês deve ser criada a primeira escolinha municipal de futebol masculino e feminino.

O vereador Jefferson Oliveira (PL) falou sobre arrecadação, política públicas e que Bayeux ainda precisa de muitas mudanças e de desafios a serem enfrentados para que a secretaria de Esporte consiga colocar todos os projetos em prática. Netinho (PDT), França (PL) e Dani Dantas (Cidadania) destacaram em suas falas as dificuldades enfrentadas pelos atletas, a importância deles para o município e também da união de todos em prol do crescimento do esporte na cidade. Ao final, Nildo informou que vai ser feito um relatório da sessão e encaminhado para os responsáveis para que as discussões possam sair do papel.