Sessão Ordinária: vereadores de Bayeux analisam quase 30 matérias e aprovam a criação do Banco de Alimentos do município

por Maryjane Costa | Publicado em 10/11/2022 às 12:00

Durante mais uma sessão ordinária nesta quinta-feira (19), os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux promoveram a análise, votação e aprovação de importantes matérias voltadas a melhorias na cidade e para os seus moradores. No total, quase 30 projetos, entre requerimentos e projetos de Lei, foram aprovados pelos parlamentares. A sessão iniciou sendo comandada pelo vice-presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Betinho da RS (PDT), e secretariada por Dani Dantas (Cidadania) e Hermerson Caminhoneiro (PP). Após um tempo, o presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), assumiu a presidência da sessão.

Entre as matérias aprovadas consta o Projeto de Lei nº 28/2021, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Banco de Alimentos do município e dá outras providências. Já entre os projetos de Leis do Legislativo foi aprovado o que dispõe sobre o estímulo ao Empreendedorismo Feminino em Bayeux; o que autoriza a realização de eventos com som automotivo nas condições estabelecidas; e o que dispõe sobre a nulidade da nomeação ou contratação para cargos e empregos públicos de pessoa condenada por crime sexual contra criança ou adolescente, todos de autoria de Hermerson Caminhoneiro.

De autoria da vereadora Cleice Rocha (PCdoB) também foi aprovado o projeto de Lei que institui o casamento civil comunitário no âmbito do município e estabelece a celebração de convênio e parceria para a realização dos casamentos. Já o vereador Luciano do Impacto Som (PV) teve aprovado o projeto de Lei nº 71/2022, que institui o projeto intitulado "Lei Chico Tripa", tornando-se obrigatório que todo evento com capacidade de mil pessoas tenha como uma das atrações um artista do município.

Ró de Dedeta (PL), mesmo não estando presente por questões de saúde, teve aprovado o projeto de Lei que denomina a Rua Projetada A, que fica no Conjunto Aratu (Mário Andreazza), de Ana Rosa da Silva, e o que denomina a Rua Projetada B, também no Aratu, de Maria Gouveia da Silva Nascimento. Os vereadores ainda aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 09/2022, de autoria do vereador Abel Micena (PP), que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Bayeuxense ao Pastor José Carlos de Lima (Dedé), e dá outras providências.

Entre os requerimentos foram aprovados os pedidos de Abel Micena para que sejam executadas providências junto à Secretaria de Infraestrutura a fim de realizar a implantação do calçadão às margens da BR 101, na altura do bairro de Brasília e Tambay, e o recapeamento da rua Francisco Marques da Fonseca. O vereador Cabo Rubem (PL) solicitou a implantação de uma mureta do tipo guardrail no trecho da saída da BR 101 e entrada na bifurcação que dá acesso à rua Engenheiro de Carvalho, para evitar que os veículos passem por cima da calçada da rua Francisco Marques da Fonseca para a via local ao lado.

Hermerson Caminhoneiro requereu a retirada de um poste danificado que está colocando em risco a estrutura da residência onde ele está instalado, localizado na rua Santa Clara, n004, Portal da Vitória, no Mário Andreazza. Sabino Gomes (PP) pediu a adoção de estudos para viabilizar a edificação de um calçadão no prolongamento da rua Lourival Martins, no Jardim Aeroporto. Já Wagner do Grau (PTB) solicitou Operação Tapa Buraco na rua Justiniano Monteiro, em frente à casa dos artistas, no Alto da Boa Vista, e na rua Flávio Ribeiro Coutinho, em frente ao colégio Anglo, no bairro do Sesi. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

No tempo destinado ao uso da tribuna os parlamentares ainda apresentaram denúncias contra erros em processos licitatórios pela Prefeitura de Bayeux; solicitaram título de cidadão para o senador Veneziano Vital (MDB) pelo trabalho realizado em prol do município; atenção para a prevenção contra a covid-19, que está em alta; resolução da questão do concurso público; e ainda parabenizaram o vereador Sabino Gomes pelo seu aniversário, comemorado nesta quinta-feira, dia 10.

Maryjane Costa