Vereadora França e Val da Nordece são eleitos presidente e vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara de Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 01/09/2021 às 13:00

A Câmara de Bayeux realizou, nessa terça-feira (31), a eleição para o cargo de presidente e vice-presidente do Conselho de Ética da Casa. Na oportunidade, a vereadora França (PP) foi eleita a presidente e o vereador Val da Nordece (Republicanos) o vice. Pelo Regimento, cabe ao Conselho de Ética cuidar e observar o cumprimento do que rege o Código de Ética e do Regimento Interno da Câmara, atuando no sentido de preservação da dignidade do mandato parlamentar.

Os candidatos aos cargos haviam sido sabatinados pelos demais pares durante audiência pública que ocorreu na última quinta-feira (26), quando foram questionados sobre como iriam agir em possíveis situações envolvendo quebra de decoro, vantagem indevida, entre outros, além de serem perguntados o por quê de pleitearem as vagas. Para o cargo de presidente concorreram França e o vereador Betinho da RS (PDT), que receberam nove e oito votos, respectivamente.

Já para o cargo de vice-presidente apenas Val da Nordece se inscreveu, recebendo, assim, 17 votos. A eleição aconteceu de forma nominal onde cada vereador subiu na tribuna e anunciou seu voto. “Todos temos direito de concorrer para auxiliar a manter a ordem entre os pares, e esse é o meu objetivo. Quero contribuir com esta Casa a fim de manter a ordem, disciplina e respeito entre os pares”, anunciou Val.

França, que agora vai para o seu segundo mandato, disse estar grata por mais essa missão. “É uma satisfação imensa e sinal de dever cumprido. Sou grata por me darem essa confiabilidade. É sinal de que temos um trabalho coletivo. O nosso propósito é trabalhar pela Casa, cumprindo o Regimento e o Código de Ética, trabalhando junto aos 17 vereadores e com o poder legislativo da melhor harmonia possível”, afirmou.