Vereadores analisam 26 matérias e prestam um minuto de silêncio em respeito às vítimas da chuva em Pernambuco

por Maryjane Costa | Publicado em 31/05/2022 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta terça-feira (31), mais uma sessão ordinária com o objetivo de apresentar, analisar e votar as matérias constantes na pauta do dia. No total, entre projetos de Lei, pareceres e requerimentos, os vereadores da Casa Severaque Dionísio avaliaram 26 solicitações, entre elas pedidos voltados à infraestrutura, segurança e meio ambiente. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC). Durante a sessão os vereadores prestaram um minuto de silêncio em respeito as vítimas da chuva em Pernambuco. Até o momento, 100 pessoas morreram, 16 estão desaparecidas e 6.198 desabrigadas.

A homenagem foi proposta pela vereadora Ró de Dedeta (PL), que está de volta à Casa. A parlamentar assume a cadeira que estava sendo ocupada por Adriano do Táxi (PL), que agora assume a frente da Secretaria de Articulação Política do Município. “O povo de Bayeux pode contar comigo. Vou usar cada minuto desse mandato para lutar por vocês”, afirmou Ró. A vereadora ainda destacou que vai aproveitar o espaço na Câmara para abraçar, junto à Prefeitura de Bayeux, a causa do autismo. Os demais vereadores subiram à tribuna para dar as boas-vindas a parlamentar. “Mais uma representante feminina para lutar conosco”, disse Cleice Rocha (PCdoB).

Entre os requerimentos aprovados estão o de autoria do vereador Abel Micena (PP) para pavimentação asfáltica da rua Manguinhos, no Bairro do Manguinhos, e a revitalização e reforma da praça do Coreto da Imaculada; e os de Dani Dantas (Cidadania) solicitando Voto de Aplausos ao Padre Edriano Batista Barbosa, da paróquia do bairro da Imaculada; Voto de Pesar a família de Wilton Ricardo Soares Justino; limpeza e capinação em torno da via férrea; limpeza, capinação e terraplanagem do final da rua 13 de Maio, no Sesi; e reforço na fixação do Poste que fica localizado na rua Almirante Tamandaré, na lateral do campo Lourival Caetano, na Imaculada.

O vereador Luciano do Impacto Som (PV) também teve aprovado o seu requerimento para que seja designado um guarda municipal de plantão no Centro Administrativo. Já Val da Nordece (Republicanos) conseguiu a aprovação do pedido de tapa-buraco na localidade conhecida como Ladeira do Seu Biu, na divisa entre os bairros São Vicente e Imaculada. O vereador Netinho (PDT) também teve aprovados os requerimentos para limpeza de via e terraplanagem, como também o calçamento da Rua Rosinaldo Santana, no bairro Alto da Boa Vista, e manutenção de toda calçada da Nova Liberdade, como também, a realização de tapa-buracos em sua extensão até a ponte do Rio Sanhauá.

Os parlamentares da Casa também aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 05/2019, do Poder Executivo, que Institui a Câmara de Conciliação de Precatórios e dispõe sobre a celebração de acordos e transações em ações judiciais consolidadas no regime de precatórios do Município de Bayeux, de sua Administração, Direta e Indireta, e dá outras providências. Ao utilizarem a tribuna os vereadores ainda requereram verbalmente serviços de capinagem; Voto de Aplauso para a Secretaria da Mulher e Secretaria de Meio Ambiente; quebra-molas na Gustavo Maciel; calçamento rua José Amado, no Comercial Norte; volta do PSF Comercial Norte; atenção para a rua Benjamim Maranhão, no Mário Andreazza; Voto de Aplauso para a esportista Ana Beatriz, entre outros.

Maryjane Costa

Assessoria