Vereadores aprovam audiência para discutir retorno das aulas e solicitam repúdio à Cagepa pelo mau atendimento em Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 05/10/2021 às 13:00

Aconteceu nesta terça-feira (05) a 56ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Bayeux quando os vereadores aprovaram, por unanimidade, a realização de uma audiência pública para discutir junto as autoridades e a sociedade civil organizada sobre o retorno das aulas e também sobre a evasão e demais problemáticas do ensino municipal. A audiência, que é uma solicitação de autoria da vereadora França (PP), está marcada para acontecer no dia 07 de outubro. Além disso, os parlamentares ainda discutiram a situação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) na cidade e problemas relacionados à infraestrutura dos bairros.

O vereador Adjair da Saúde (PCdoB) usou a tribuna para reclamar de esgotos a céu aberto no bairro Alto da Boa Vista e cobrar a resolução do problema por parte da Cagepa. "Tem que ser prestado um serviço de qualidade, porque nós pagamos por isso. Nós merecemos respeito", afirmou. O parlamentar foi rapidamente aparteado pelos demais pares. Luciano do Impacto Som (PV) destacou que os moradores de Bayeux estão jogados a sorte quando se refere à Cagepa, já que não existe mais a sede no município e o número de contato não funciona. Rosiene Sarinho (PP) solicitou um Voto de Repúdio pela falta de atenção com os moradores e convocou os demais pares a comparecerem presencialmente na Cagepa para cobrar atenção à cidade.

Cal do Sesi (PTB) cobrou, também na tribuna, a resolução da questão das motos que trafegam por dentro da feira no Mercado Público Municipal. Cal foi aparteado por Val da Nordece (Republicanos) que até já presenciou pessoas fazendo feira de moto: "vai em uma banca, em outra, bate nas pernas das pessoas", relatou. França também destacou que já foi indagada várias vezes pela população em relação ao ocorrido. De acordo com os parlamentares, a situação não pode permanecer como está. "Denitran, não deixe aquelas motos trafegarem ali", clamou o vereador Cal do Sesi. "Bayeux é uma cidade evoluída e não podemos permitir esse desrespeito com o cidadão", completou França. Adjair da Saúde disse que esse é um assunto importante e pediu para que também seja revista a questão do estacionamento para deficientes no local, que não existe.

O Conjunto Mariz foi tema de pronunciamento do pastor Josimar Vasalle (PP), que pediu a construção de uma academia ao ar livre no ponto final e uma atenção especial aos moradores do bairro. Já Bel Soldado (DEM) requereu o calçamento da rua José Ricardo de Souza, na Imaculada. A campanha Outubro Rosa também foi tema de pronunciamento das vereadoras França e Rosiene Sarinho, que trouxeram dados e falaram sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. O vereador Betinho da RS (PDT) aproveitou a oportunidade para ressaltar que Bayeux vem cuidando das mulheres desde o ano passado, através das ações da gestão Luciene Gomes (PDT). "A nossa prefeita Luciene sempre teve essa atenção com as mulheres", afirmou.

Outro tema destacado pelos parlamentares da Casa Severaque Dionísio foi a assinatura do convênio entre a prefeitura de Bayeux e a Fundação Governador Flávio Ribeiro Coutinho para o “Opera Bayeux”, que vai realizar diversas cirurgias eletivas no município. Rosiene agradeceu a prefeita por ter atendido seu requerimento e disse que Luciene foi a única prefeita que se empenhou em fazer por aqueles que mais precisam. "Quem ganha é a população de Bayeux", falou e ainda anunciou que em breve a cidade também terá um mutirão para zerar as cirurgias otorrinas infantis. Segundo Betinho da RS, a Secretaria de Saúde vem dando "um banho" quando se fala em ação e recursos para ajudar a população.

Correios e Infraestrutura

Lenildo da ONG (PP) solicitou uma reunião entre a prefeitura e os Correios porque, de acordo com o parlamentar, existem moradores que não conseguem receber encomendas devido a ruas sem CEP, sem registro, problemas de identificação, entre outros. Lenildo foi aparteado pelos parlamentares que ressaltaram a importância de solucionar esse problema. Já Hermerson Caminhoneiro (PP) voltou a cobrar atenção às ruas do bairro do Mário Andreazza e a seus requerimentos que ainda não foram atendidos. Os demais vereadores concordaram com Hermerson e ressaltaram que os requerimentos tem que ser respeitados. "Não estamos pedindo por nós, mas sim pelo povo", destacaram em suas falas.

Denúncia

O vereador Betinho da RS ainda usou a tribuna para denunciar e pedir atenção por parte das secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente, pois, de acordo com o parlamentar, existem empresários utilizando espaços públicos de forma indevida. "Temos que ter cuidado porque aqui na cidade tem empresários que pensam que são prefeitos e podem fazer de tudo. Tem empresário usando área pública para construir e alugar. Bayeux não pode achar que é bonito ser feio. Isso não pode acontecer e vou levar o caso ao Ministério Público", informou. Para finalizar os trabalhos, o presidente da Casa, Noquinha (PTC), encerrou a sessão com a música Deus Me Proteja, em forma de oração.