Vereadores aprovam construção de cemitério no Mário Andreazza e retorno do Carro Fumacê para combate ao surto de dengue

por Maryjane Costa | Publicado em 26/04/2022 às 12:00

Durante mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Bayeux, nesta terça-feira (26), os vereadores promoveram a apreciação e votação das matérias constantes na Ordem do Dia, analisando pedidos voltados à infraestrutura, planejamento e saúde. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, o vereador Noquinha (PTC). Na ocasião, os parlamentares ainda deram os parabéns e desejaram sucesso para o vereador Adjair da Saúde (PCdoB), que, segundo informado na leitura do Expediente do Dia, foi convocado para assumir o cargo de Secretário de Governo e Articulação Política do Município. Adjair agradeceu aos colegas e também a confiança da gestão municipal. Em seu lugar, assume a suplente Cleice Rocha.

Entre os principais requerimentos aprovados nesta terça, o do vereador Adjair da Saúde também é destaque. Ele pede que seja encaminhada uma solicitação à prefeita Luciene Gomes (PDT) para a realização de estudos para construção de um cemitério público no bairro do Mario Andreazza; já o vereador Cal do Sesi (PTB) requeu, também à gestora municipal, que sejam adotadas providências junto à Secretaria de Saúde do Município, quanto ao retorno do Carro Fumacê para o combate ao surto de Dengue, Zika e Chikungunya na cidade. Os pedidos, aprovados por unanimidade, foram parabenizados pelos demais pares que ressaltaram a importância dos requerimentos.

Os vereadores também aprovaram durante a sessão diversos pedidos voltados à infraestrutura da cidade, entre eles o que pede a implantação da operação tapa buraco no bairro do Sesi; o que requer a adoção de providências junto à Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Infraestrutura, quanto a pavimentação das ruas do Condominio Darcila Borges, popularmente conhecido por Condominio da Fibrasa, localizado no Conjunto Kennedy, ambos de autoria do vereador Nildo da Casa Branca (PTB); os de Betinho da RS (PDT), que requerem o calçamento da Rua Projetada 272, quadra 40, próximo a Miguel Recepções, e da Rua Projetada 023/L 07, quadra 40, via pública da praça dos pneus, ambas no bairro Jardim Aeroporto, entre outros pedidos.

O pedido de autoria coletiva que requer Voto de Pesar em face do falecimento do ex-vereador do município de Santa Rita, José Olavo Martins de Oliveira, popularmente conhecido como Olavo de Baleia, também foi aprovado por unanimidade. O requerimento foi uma iniciativa do vereador Bel Soldado (DEM), que relembra a trajetória política do parlamentar e sua parceria com a cidade de Bayeux. Os parlamentares também promoveram a votação nominal do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2022, de autoria do Poder Executivo, que estabelece regras do regime próprio de previdência social do município de Bayeux, de acordo com a Emenda Constitucional n° 103, de 2019. Na oportunidade, o projeto foi aprovado com 15 votos favoráveis e duas ausências.

Tempo verbal

Já no período destinado aos requerimentos verbais, os vereadores ainda solicitaram recolhimento dos objetos deixados nas ruas da cidade, com a criação de um programa tipo o "cata-treco", da Prefeitura de João Pessoa; fechamento de cratera localizada perto de um poste, na avenida Princesa Isabel, no Mário Andreazza; resolver a situação do Clube das Mães; limpeza da rua Gustavo Maciel Monteiro; Voto de Pesar pelo falecimento do ciclista do 'Pedala Bayeux', João Quirino Neto; desobstrução de galerias na Genival Guedes, na principal do Mário Andreazza; atenção para ginásios de esportes que precisam de ajustes; troca de postes, entre outros.