Vereadores aprovam implantação da operação cata-treco em Bayeux e outras melhorias em infraestrutura

por Maryjane Costa | Publicado em 28/04/2022 às 12:00

Os vereadores da Câmara Municipal de Bayeux promoveram, nesta quinta-feira (28), mais uma sessão ordinária para analisar e votar projetos que beneficiem a população da cidade. Na pauta, a maior parte dos pedidos foi voltada à infraestrutura e planejamento do município, desde iluminação, tapa-buraco, limpeza de ruas, construção de praça, entre outros. No total, 10 requerimentos foram aprovados pelos parlamentares. A sessão foi presidida pelo vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Um dos principais pedidos aprovados nesta quinta foi o do vereador Luciano do Impacto Som (PV), que requer que seja encaminhado um expediente à Secretaria de Infraestrutura, solicitando a implantação da operação caca-treco. De acordo com o parlamentar, por toda a cidade existem objetos descartados irregularmente pelos moradores e que precisam ser recolhidos para evitar o acúmulo de lixo nos bairros. Outro requerimento aprovado foi o do pastor Josimar Varsalle (PP), que solicita a refoma do Clube das Mães Severina Rita do Rosário, na rua Marcionila Maria.

O vereador Cal do Sesi (PTB) teve aprovado o requerimento para a adoção de providências, junto a Secretaria de Planejamento, com relação ao projeto de construção de uma Praça Pública no Residencial Darcila Borges. Os vereadores também aprovaram o pedido de Hermerson Caminhoneiro reiterando a solicitação de desobstrução e manutenção das galerias fluviais das principais ruas do bairro do Mário Andreazza por, de acordo com o parlamentar, "ser uma reivindicação dos moradores daquele bairro, que encontram grandes dificuldades pela falta de manutenção".

Adriano do Táxi (PL) requereu à Energisa a troca de um poste na rua Escritor Olavo Bilac, no Mário Andreazza; Bel Soldado (DEM) solicitou a realização de serviços de iluminacão do Ginásio Almir Domiciano, no loteamento Comercial Norte; Cal do Sesi pediu uma Operação Tapa-Buraco na rua lmaculada Conceição, no bairro da Imaculada, e a capinação e limpeza em geral na rua Gustavo Marciel Monteiro, no bairro Jardim São Vicente; Hermerson Caminhoneiro solicitou reformas urgentes no ginásio Adailton Aprigio do Nascimento; pastor Josimar solicitou tapa-buraco e aterro na rua Princesa Isabel, no Mário Andreazza. Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade.

Tempo verbal

Na tribuna, o vereador Betinho da RS (PDT) solicitou à gestão municipal um relatório sobre o andamento das emendas impositivas para saber o que já foi atendido em qual estágio está a destinação das verbas. O parlamentar contou que é de seu conhecimento que o Zoonoses, que recebeu emendas para sua estruturação, está até sem luvas para os procedimentos. "Precisamos realizar uma campanha de castração e para isso o Zoonoses deve estar estruturado, por isso precisamos saber a quantas anda esse processo", informou. Betinho ainda pediu que seja colocado em pauta o mais rápido o projeto que estabelece a remissão parcial das dívidas dos comerciantes da cidade.

Nildo da Casa Branca (PTB) aproveitou que neste dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação para falar sobre a importância da capacitação dos moradores de Bayeux. O vereador, que mantém o projeto Capacita Bayeux, informou que seu objetivo é capacitar cada vez mais pessoas. "Investir em educação é investir no futuro. Estou pagando três cursos superiores que em breve serão ofertados junto ao nosso projeto e estou muito feliz com isso", disse Nildo. Celeridade na reforma das escolas, limpeza de galerias no Rio do Meio, entre outros temas também foram colocados em pauta pelos parlamentares.

Maryjane Costa