Vereadores aprovam pedidos para formação em primeiros socorros no Cris e esclarecimento sobre o transporte universitário

por Maryjane Costa | Publicado em 02/03/2023 às 12:00

Aconteceu nesta quinta-feira (02) a 6ª Sessão Ordinária do 1º período da 15ª legislatura da Câmara Municipal de Bayeux. Na oportunidade, os vereadores da Casa Severaque Dionísio apresentaram, discutiram e aprovaram aproximadamente 15 matérias voltadas à infraestrutura, educação, esporte e assistência social. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada pelas vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre os principais requerimentos aprovados esteve o de autoria da vereadora Ró de Dedeta (PL) que solicita a adoção das providências necessárias junto à Secretaria de Educação do Município para que seja realizada a formação de toda a equipe do Centro de Referência de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cris) em curso de Primeiros Socorros. O requerimento foi discutido pelos pares, que ressaltaram a importância da aprovação.

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o pedido de Bel Soldado (União) para a pavimentação das ruas Manoel de Andrade e José Neto, no Mário Andreazza, como também da rua Luiz Porfírio de Lima, no Jardim Aeroporto. Dani Dantas (Cidadania) solicitou o calçamento da rua Santo Expedito, também no Mário Andreazza, e da rua Antônio Veloso Dourado de Azevedo, no Jardim Aeroporto.

Além de limpeza e reparação do canal fluvial localizado na rua Firmino Caetano, 670, no bairro do Sesi, a vereadora França (PL) também requereu que seja encaminhado um veemente apelo à Secretaria de Educação para esclarecimentos sobre a atual situação estrutural dos ônibus escolares universitários. Este último pedido também foi reforçado por Luciano do Impacto Som (PV). As solicitações foram aprovadas por unanimidade.

A Casa ainda aprovou os pedidos de Nildo da Casa Branca (PTB), subscritos por Noquinha (PTC), requerendo a instalação dos refletores de Led no ginásio do São Bento; a pavimentação em paralelepípedos ou asfáltica das ruas no Condomínio Darcilia Borges (popularmente conhecido por Condomínio da Fibrasa), no Centro; e a instalação de um campo de futevôlei, também no ginásio do São Bento.

No tempo destinado ao uso livre da tribuna, os vereadores falaram sobre a importância do Março Lilás e Azul Marinho, que marcam as campanhas de combate aos cânceres do colo do útero e do colorretal. Ainda pediram asfaltamento, cuidado com o manguezal e turismo da cidade, reforma de praça, entre outros. A sessão foi interrompida para a entrega de Voto de Aplausos para Jossan Cosme de Lima e Edileuza Martins de Lima pelos relevantes serviços prestados em prol da sociedade bayeuxense.

Expediente do Dia

Durante a leitura do expediente, a Mesa Diretora informou que já está em tramitação na Casa o Projeto de Lei nº 06/2023, de autoria do vereador Cabo Rubem (PL), que dispõe sobre o acompanhamento psicológico para as mães de natimorto e as mães com óbito fetal na cidade; e os PL nº 07/2023 e 08/2023, de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), que dispõem sobre a adoção da Política de Transparência nas Obras Públicas Municipais e o que estabelece critérios e condições para incentivar o primeiro emprego no município.

Ainda foi lido um convite da Prefeitura Municipal de Bayeux, por meio da Secretaria da Mulher, para a participação dos parlamentares da Casa Legislativa no Festival da Cultura Feminina Bayeuxense, que ocorrerá no dia 07 de março, às 13h30, no auditório do Centro de Formação Profissional de Bayeux (Cefor).

ASSESSORIA - Maryjane Costa