Vereadores aprovam pedidos para manutenção de escolas, melhorias na merenda, implantação do Proerd e mais 9 matérias

por Maryjane Costa | Publicado em 07/06/2022 às 12:30

Infraestrutura, educação, transporte, fiscalização de bancos e prevenção ao uso de drogas fizeram parte dos temas analisados, discutidos e votados pelos vereadores da Câmara Municipal de Bayeux durante a sessão ordinária desta terça-feira (07). No total, 12 matérias constaram na pauta do dia. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Hermerson Caminhoneiro (PP). A sessão desta terça também foi suspensa para entrega de Votos de Aplauso para representantes da Secretaria de Meio Ambiente.

Entre os requerimentos aprovados estão os de autoria do vereador Betinho da RS (PDT) que solicita melhorias nas merendas das escolas públicas e manutenção nas unidades de ensino; o do vereador Cal do Sesi (PTB) que requer providências quanto à solicitação de asfaltamento da Av. Liberdade, no trecho localizado no Bairro do Baralho; e o de Hermerson Caminhoneiro (PP) solicitando o calçamento e manutenção da rua Severina Bila, no bairro Mário Andreazza, por ser uma grande reivindicação dos moradores que, de acordo com o pedido, encontram dificuldades causadas pela chuvas e falta de infraestrutura.

O parlamentar Lenildo da ONG (PP) teve aprovado o seu pedido para a entrega de Voto de Aplausos para a ONG Espaço Cidadania e para os atletas campeões Pedro Henrique de Lima Souza, Zalon Lucas Fernandes de Brito e Pedro Henrique dos Santos Soares. Ró de Dedeta (PL) também teve a aprovação, por unanimidade, do requerimento de sua autoria para que seja encaminhado expediente ao Comandante-Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Sérgio Fonseca de Souza, solicitando que seja averiguada a possibilidade de implantação no ano de 2022 do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) na cidade.

Na pauta ainda constou os requerimentos de Netinho (PDT) para que seja direcionado expediente a Carlos Pereira, Superintendente do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba, e a Gloria de Fatima, diretora da Divisão de Planejamento de Transporte (DPT) do DER-PB, para serem realizados estudos relacionados à ajustes em viagens nos horários de pico e períodos noturnos referente ao transporte intermunicipal de João Pessoa/Bayeux e para envio de uma equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) para fiscalização nos bancos de Bayeux, especialmente ao banco da Caixa Econômica.

Expediente do Dia

Ao ler o Expediente do Dia, a Mesa Diretora informou que está em tramitação na Casa Severaque Dionísio o Projeto de Lei nº 45/2022, de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro, que estabelece as condições mínimas de segurança sanitárias e de conforto nos locais de espera, de repouso e de descanso dos motoristas profissionais de transporte rodoviário de passageiros e de cargas; o Projeto de Lei nº 46/2022, de autoria de Luciano do Impacto Som (PV), que Institui a Semana da Reciclagem nas Escolas do Município; e o Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2022, de Hermerson Caminhoneiro, que concede Título de Cidadã Bayeuxense à Engenheira Civil e Advogada, Nathali Rolim Nogueira.

Denúncia

Também no Expediente do Dia foi lida uma denúncia em face do 1º Vice Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bayeux, vereador Betinho da RS, com pedido de recebimento e processamento que devem seguir para destituição do cargo na Mesa Diretora. Hermerson Caminhoneiro, um dos autores do pedido, leu a denúncia na íntegra. De acordo com o texto, o vereador alvo da denúncia é acusado de exacerbação das permissões aferidas e quebra de decoro.

Em sua defesa, Betinho comentou pontos do texto e afirmou que não violou a Lei Orgânica nem a Regimental, classificando a denúncia como “pífia”. Em votação nominal na tribuna, a denúncia foi aceita. No total, foram 9 votos a favor, 5 contra, e a ausência da vereadora Dani Dantas (Cidadania) por questões de saúde. A comissão processante foi formada por Netinho como presidente; Dani Dantas relatora e Luciano do Impacto Som como membro. A escolha dos nomes foi feita através de sorteio.

Votos de Aplauso

A sessão foi suspensa para a entrega de Votos de Aplauso à secretária de Meio Ambiente, Jeovania Andrade da Costa, e ao secretário Adjunto de Meio Ambiente, Yuri Sales Marinho. A homenagem foi uma proposta do vereador Luciano do Impacto Som. “Agradeço a Luciano e a todos os vereadores que o seguiram nesse ato de valorização de uma servidora pública, porque é isso o que somos. Buscamos servir e dar o melhor para esse povo bayeuxense. Esse é o nosso objetivo: dar sentido ao verbo servir”, disse Jeovania na tribuna. “Esse reconhecimento é fruto dos resultados que estamos produzindo”, afirmou Yuri durante o discurso de agradecimento.

Tempo verbal

Os vereadores da Casa Severaque Dionísio utilizaram a tribuna para solicitar verbalmente Voto de Aplauso para a equipe do Creas; reforço no pedido para dentista no PSF do Sesi; Voto de aplauso para o atleta João Vitor da Silva Melo; calçamento de ruas; parabenizar sessão educacional que aconteceu na Câmara, com alunos da escola João Caetano aprendendo sobre o legislativo municipal; entre outros. Betinho e Hermerson também usaram a tribuna para agradecer aos demais pares por suas posições durante a votação acerca da denúncia apresentada na sessão desta terça. Cleice Rocha (PCdoB) e Abel Micena (PP) informaram que seus votos foram a favor da justiça, para que o caso seja apurado, e que não houve pressão de nenhuma parte.

Maryjane Costa