Vereadores aprovam projeto voltado à aquisição de equipamentos e implantação de academias de ginástica em praças

por Maryjane Costa | Publicado em 24/05/2022 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (24), mais uma sessão ordinária com o objetivo de analisar e votar as matérias constantes na Ordem do Dia. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha (PTC), e secretariada pelos vereadores Abel Micena (PP) e Cleice Rocha (PCdoB). Na oportunidade, os vereadores votaram matérias voltadas ao esporte, infraestrutura, segurança, ação social e melhorias nos serviços oferecidos pela gestão municipal. No total, a pauta do dia contou com oito matérias.

Iniciando os trabalhos, o líder do governo na Câmara, Nildo da Casa Branca (PTB), solicitou regime de urgência urgentíssima para a votação do Projeto de Lei n° 05/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de créditos providenciais visando a aquisição de equipamentos para implantação de academias de ginástica em Pracas Públicas, e implantação de dotações orçamentárias para a execução orçamentária do Fundo Municipal de Esporte e Lazer de Bayeux; para o Fundo Municipal de Cultura de Bayeux, e para o Fundo Municipal dos Direitos das Mulheres. O requerimento solicitando urgência foi tornado coletivo, sendo aprovado pelos demais pares. O PL n° 05/2022 foi aprovado por unanimidade.

Os pares também aprovaram o requerimento de autoria do vereador Abel Micena (PP) que solicita a retirada dos postes da rua Nair dos Santos Dias, entre os números 86 à 122, e entre os números 162 à 172, no bairro do Jardim; o do vereador Adriano do Táxi (PL) requerendo que a Guarda Municipal faça Ponto Base sempre que possível e rondas no entorno do PSF do Mário Andreazza; e o requerimento de Nildo da Casa Branca solicitando que seja encaminhado um veemente apelo à Prefeita Constitucional de Bayeux, Luciene Gomes, no sentido de adotar providências quanto a climatização e a reforma do tablado no Centro de formação de Professores (CEFOR).

Durante a análise e votação dos requerimentos da pauta do dia, os vereadores ainda aprovaram o pedido para que sejam adotadas as providências cabiveis, junto aos setores técnicos competentes, com vistas a disponibilidade de uma linha fixa de telefone 24h para que as pessoas possam ter sua identificação resguardada no que se refere a denúncia de maus tratos e abuso as crianças e adolescentes do municipio e o que requer a disponibilidade de linhas telefônicas para as Secretarias, Coordenações e demais setores do Poder Executivo de Bayeux, ambos de autoria do vereador Netinho (PDT).

Tempo verbal

Durante o tempo regimental voltado ao uso da tribuna pelos parlamentares foram solicitados reparos de calçamentos, terraplanagem em ruas do Comercial Norte e Rio do Meio, voto de aplauso e pesar, pedido se conscientização para que os donos de pets recolham os dejetos dos seus animais, manutenção da rua Chico Mendes, compra de ambulância para auxiliar a população do Mário Andreazza, terraplanagem da rua projetada do Jardim Aeroporto, entre outros temas discutidos. O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) apresentou projetos para a instituição de comenda de promoção em saúde, Dr Expedito Pereira, e de comenda Comunicador Jota Júnior, para os comunicadores que fazem a diferença no município.

Maryjane Costa