Vereadores aprovam requerimento, anunciam projetos e apresentam Voto de Pesar pelo falecimento de Wilton Soares

por Maryjane Costa | Publicado em 05/05/2022 às 11:00

Aconteceu nesta quinta-feira (5) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Bayeux com o objetivo de apreciar e votar as matérias constantes na Ordem do Dia. A sessão foi comandada pelo vereador e presidente da Casa, Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania). Nela os parlamentares aprovaram requerimentos e apresentaram projetos e pedidos que visam melhorias para a cidade e seus moradores.

Durante a sessão os vereadores aprovaram o pedido de autoria do vereador Cal do Sesi (PTB), que requer que seja encaminhado um veemente apelo à prefeita Constitucional de Bayeux, Luciene Andrade Gomes Martinho, no sentido de adotar providências junto à Secretaria de Infraestrutura do Município, quanto a operação tapa-buraco na rua Coronel Lira, no bairro Centro. De acordo com o parlamentar, esse é um pedido antigo da população.

Os pares ainda solicitaram na tribuna da Casa Severaque Dionísio o calçamento de ruas, poda de árvore e o asfaltamento, por parte do Governo do Estado, das principais ruas onde passam os ônibus do Mário Andreazza. Os pedidos foram feitos por Adriano do Táxi (PL). Em aparte, Hermerson Caminhoneiro (PP) clamou que o Executivo Estadual dê mais atenção ao município.

O pastor Josimar Varsalle (PP) requereu verbalmente a inclusão de duas ruas do Jardim Aeroporto na lista de calçamentos da Prefeitura Municipal. Já Dani Dantas apresentou um pedido de Voto de Pesar pelo falecimento do jovem Wilton Ricardo Justino Soares. O rapaz desapareceu no Rio Miriri, na Região Metropolitana de João Pessoa. Foram 3 dias de buscas, que identificaram o jovem a 5km de distância de onde ele sumiu. Dani solicitou que o voto seja coletivo.

Hermerson Caminhoneiro (PP) usou a tribuna para apresentar um projeto de Lei de sua autoria que dispõe sobre o estímulo ao empreendedorismo feminino na cidade. O vereador expôs dados que mostram o baixo número de mulheres no ramo e, portanto, a importância do projeto. "Além de fornecer independência financeira, a matéria visa transformar mulheres bayeuxenses em líderes empreendedoras", contou o parlamentar.

Jefferson Oliveira (PL) subiu na tribuna para comemorar a aprovação do piso salarial da enfermagem na Câmara dos Deputados. "É um reconhecimento a esses profissionais que durante a pandemia foram essenciais no cuidado com a população", disse. Betinho da RS (PDT) informou que no dia 17 estará prestando depoimento sobre as denúncias que fez na legislatura passada. "Estarei indo e, não se enganem, continuarei lendo os balancetes e denunciando os secretários que faltarem com o povo", afirmou.

Na leitura do Expediente do Dia ainda foi informado que dois projetos estão em tramitação na Casa, são eles: Projeto de Lei nº 23/2022, de autoria de Hermerson Caminhoneiro, que institui a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combte ao Uso de Álcool e Drogas e dá outras providências; e o Projeto de Lei n° 24/2022, de autoria do vereador Abel Micena, que institui que os osuários do transporte público municipal possam desembarcar fora dos pontos preestabelecidos no periodo noturno.

Maryjane Costa