Vereadores da Câmara de Bayeux requerem melhorias para ruas e bairros e discutem atuação da Secretaria de Infraestrutura

por Maryjane Costa | Publicado em 25/05/2021 às 11:00

Durante a sessão desta terça-feira (25), os vereadores da Casa Severaque Dionísio apresentaram e aprovaram sete requerimentos solicitando melhorias em infraestrutura referentes a calçamento, terraplanagem, capinação e tapa-buraco para ruas e bairros do município, principalmente para os bairros do Centro e Mário Andreazza. A sessão presencial obedeceu todas as medidas de segurança necessárias para a não proliferação da Covid-19, a exemplo do uso de máscara e álcool em gel.

Entre os requerimentos aprovados está o que pede calçamento da rua Santo Antônio, no Loteamento Comercial Norte e o que requer serviços de terraplanagem nas ruas onde os ônibus circulam, no Mário Andreazza, ambos de autoria do vereador Bel Soldado (DEM); o de autoria do vereador Betinho da RS (PDT) solicita a realização de serviços de desobstrução da galeria de águas pluviais da rua Severino Leão, no bairro Jardim São Severino.

Já o Pastor Josimar Varsalle (PP) requereu o serviço de tapa-buraco entre as ruas Gustavo Maciel Monteiro e Engenheiro de Carvalho, no Centro. Também foram aprovados os pedidos de tapa-buracos requeridos pelo vereador Val da Nordece (Republicanos) no cruzamento entre a Avenida Brasil e a rua João Costa Filho, e no cruzamento entre a Avenida Brasil e a rua Senhor do Bonfim, ambos no Centro, além de tapa-buraco na rua Idalina Leite, no bairro de São Bento.

Secretaria de Infraestrutura

A sessão desta terça promoveu ainda um debate entre os vereadores acerca da atuação da Secretaria de Infraestrutura no cumprimento das solicitações feitas pelos parlamentares. O vereador Hermerson Caminhoneiro (PP) reclamou sobre seus requerimentos não estarem sendo atendidos e foi aparteado pelos pares, Cal do Sesi (PTB) e França (PP), que também relataram o mesmo problema. Eles citaram que alguns requerimentos já possuem mais de três meses sem execução.

“Quero parabenizar os pleitos que estão sendo atendidos, mas não dá para ficar calada quando tem uns que estão sendo atendidos e outros não. Fui eleita pelo povo, então eu sou o povo e não vou me furtar de cobrar, nem de parabenizar, quando necessário”, disse França. De acordo com o presidente da Casa, o vereador Noquinha (PTC), o papel do parlamentar é pedir e cobrar e todos devem fazer isso, mas deve haver sensibilidade por parte dos vereadores, porque nem todos os requerimentos podem ser cumpridos, por diversos fatores.

“É impossível uma secretaria conseguir cumprir todos os requerimentos feitos. Quantas vezes eu tive que tirar dinheiro do meu bolso porque o executivo não tinha recurso? Além disso, são diversos requerimentos protocolados e pedidos verbais realizados semanalmente, alguns mais simples de serem executados e outros não. Outro problema são as burocracias do serviço público que atrapalham a rápida execução”, explicou o presidente sobre os pedidos que não são atendidos de imediato.