Vereadores de Bayeux abraçam causa e se comprometem com melhorias na questão dos animais abandonados

por Maryjane Costa | Publicado em 06/01/2022 às 13:00

Entre pedidos e reivindicações de melhorias na educação, saúde, segurança, infraestrutura, esporte, entre outros, os parlamentares da Câmara Municipal de Bayeux também estiveram focados, no primeiro ano da 15ª legislatura da Casa Severaque Dionísio, em melhorar a questão dos animais abandonados na cidade.

Pensando nos bichanos, durante todo o ano, foi cobrado e requerido ao Executivo a castração dos animais, obrigatoriedade da prestação de socorro aos bichos atropelados e estruturação do Zoonoses municipal. "Temos animais sofrendo e sendo envenenados nas ruas da nossa cidade. Precisamos mudar isso", chegou a dizer Cal do Sesi (PTB) na tribuna. Também foi aprovado na Casa o Projeto de Lei de Jefferson Oliveira (PL) que institui o Banco de Rações e utensílios para animais e a proibição da soltura de fogos com estampido em Bayeux.

Em dezembro, durante audiência pública para debater as peças orçamentárias e planejamento do município para este ano de 2022, os vereadores ouviram representantes de organizações sociais e da sociedade civil que subiram na tribuna da Casa para falar da questão dos animais abandonados. Os diretores de ONGs pediram ajuda para os presentes, entre secretários e parlamentares, e todos se comprometeram em ajudar os animais.

Ainda em dezembro, após ouvir as reivindicações sobre o que seria mais urgente em relação ao tema, os vereadores promoveram a votação e aprovação de emendas impositivas, destinando uma parte do valor para a estruturação do Zoonoses e aquisição de insumos. Assim, os parlamentares garantiram que em 2022 a questão dos animais abandonados vai melhorar. Os vereadores também se comprometeram de promover ainda mais avanços nos próximos anos.

Maryjane Costa