Vereadores de Bayeux aprovam inclusão do símbolo do Autismo nas placas de atendimento preferencial em estabelecimentos

por Maryjane Costa | Publicado em 25/11/2021 às 12:00

A sessão ordinária desta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Bayeux, contou com a votação de projetos de Lei e requerimentos visando melhorias em infraestrutura, assistência social, saúde e cultura. No total, foram três PLs e seis requerimentos aprovados pelos vereadores da Casa Severaque Dionísio. A Câmara ainda promoveu a entrega, no Plenário Vicente Pereira da Silva, de dois Votos de Aplauso para pessoas que contribuem ou contribuíram com o desenvolvimento da cidade. A sessão seguiu todos os protocolos de saúde relacionados à prevenção e combate à Covid-19, a exemplo do uso de máscaras, distanciamento e disponibilização de álcool em gel.

Foram aprovados por unanimidade os projetos de Lei nº 13/2021, de autoria de Ró de Dedeta (PL), subscrito pelo vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), que institui a inclusão do símbolo mundial do Autismo nas placas de atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados de Bayeux; e o PL n° 20/2021, de autoria do vereador Luciano do Impacto Som (PV), que institui o projeto de Lei intitulado "Lei Chico Tripa", tornando-se obrigatório que todo evento que tenha capacidade para mil pessoas ou mais tenha como uma das atrações um artista do município. “Esse projeto busca que a nossa volta, depois da pandemia, venha com mais dignidade para os nossos artistas e nossa cultura. Tudo que gera emprego e renda na nossa cidade é bem vindo”, disse Luciano.

O PL n° 22/2021, de autoria do vereador Adriano do Táxi (PL), que dispõe sobre a inclusão das atividades de optometrista, da prestação de serviços da optometria e autorização de instalação de consultório optométrico na cidade foi aprovado com a abstenção de Betinho da RS (PDT). Segundo Betinho, a Câmara Municipal não teria poder para legislar sobre esse assunto. “Vejo com preocupação a aprovação desse projeto, uma vez que a legalidade sobre a atuação do optometrista é algo que ainda está sendo decidido no Congresso Nacional”, falou o vereador. Adriano aproveitou a fala do colega para explicar que esse projeto já foi implantado e várias cidades e está fazendo a diferença. “Bayeux tem uma fila com mais de mil pessoas precisando de um atendimento e o optometrista vai auxiliar na triagem”, contou. Adriano foi aparteado pelos colegas que concordaram sobre a importância da atividade.

Já entre os principais requerimentos foram aprovadas as solicitações para implantação de uma cozinha comunitária para o bairro do São Bento, na comunidade ‘Porto da Oficina’, e no bairro do Jardim Aeroporto, no Conjunto Habitacional Matinha, de Bel Soldado (DEM); manutenção na estrutura física do alojamento dos guardas municipais, incluindo copa e banheiro, de Jefferson Oliveira (PL); requerendo à Secretaria de Saúde a relação do cronograma de atendimento, quantidade de médicos e carga horária relacionada aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), também de autoria do vereador Jefferson; e a construção de um quebra-molas na rua Dr. Luciano Ribeiro de Morais, no bairro do Sesi, de Adjair da Saúde (PCdoB).

Os vereadores ainda aprovaram Votos de Aplauso para Marina Passos, Conselheira Tutelar do Setor I, de autoria de Jefferson Oliveira, e para o grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pelo valoroso trabalho que vem desempenhando, especificamente na educação cultural, social e religiosa de crianças e adolescentes do Mário Andreazza, de autoria de Hermerson Caminhoneiro. A sessão foi suspensa por alguns segundos para a entrega do Voto de Aplauso para os Desbravadores e também a José Ailton de Araújo pelo relevante serviço prestado a população, notadamente por ter contribuído de forma substancial no desenvolvimento da cidade de Bayeux.

No tempo verbal, entraram na pauta dos parlamentares a instalação de um quebra-molas em uma via do Centro; segurança para o PSF do Mario Andreazza; capinagem na avenida Getúlio Vargas; e a importância da doação de sangue. Lenildo da ONG (PP) informou que Bayeux já se encontra na lista dos municípios para instalação de uma escola Cívico-Militar, e que pode ser agraciado no próximo ano. Luciano do Impacto Som comemorou a conquista do piso nacional dos enfermeiros no Senado e emendas impositivas no valor de R$ 500 mil para a Saúde da cidade, conquistadas através de uma articulação sua com a deputada Dra. Jane, e Dani Dantas (Cidadania) apresentou um convite para a festa da Padroeira, na paróquia da Imaculada Conceição, que acontece de 28 de novembro a 8 de dezembro.