Vereadores parabenizam cidade de Bayeux pelos 62 anos e reafirmam compromisso com a cidade

por Maryjane Costa | Publicado em 15/12/2021 às 15:00

Nesta quarta-feira (15), a cidade de Bayeux completa 62 anos de emancipação política,e os vereadores da Câmara Municipal aproveitaram a data para desejar os parabéns para a cidade e reforçar o compromisso com a população. Na oportunidade, através de vídeos gravados na Casa Severaque Dionísio, os parlamentares exaltaram Bayeux, tanto pelo seu povo amigável e hospitaleiro como pelas belezas naturais.

"Eu quero parabenizar pelos 62 anos de emancipação política a nossa querida Bayeux. Cidade abraçada pela natureza, circundada por rios e marés, protegida pela mata do Xén-Xén, e é esse abraço que eu quero externar para todo bayeuxense que vive nessa cidade, cidade de um povo trabalhador e honesto", disse Jefferson Oliveira (PL). "É um prazer morar nessa cidade que a cada dia vem crescendo e se desenvolvendo para melhor servir", completou Adjair da Saúde (PCdoB).

"No ano de 2022 estaremos aqui trabalhando pelo progresso dessa cidade", garantiu Luciano do Impacto Som (PV). Já o pastor Josimar Varsalle (PP) pediu a Deus que continue abençoando Bayeux e seus moradores. "Bayeux é uma cidade que sabe acolher a diversidade e que vem se desenvolvendo cada dia mais", salientou Adriano do Táxi (PL). O vereador Abel Micena (PP) disse que é uma satisfação poder viver e conviver no município. Os demais parlamentares também emitiram nota de felicitações.

Neste dia, a Casa Severaque Dionísio, através de sua mesa diretora e todos os funcionários, também reafirma o compromisso com cada bayeuxense de trabalhar diariamente e em parceria com o Executivo para trazer dias cada vez melhores para todos os moradores do município. "Que venham mais anos de prosperidade e respeito com o povo! Estes são os votos de todos os que compõem a Câmara Municipal", diz a legenda do vídeo em homenagem à cidade e publicado nas redes oficiais da Câmara.

História

A colonização do município de Bayeux, localidade outrora denominada Barreiros, está muito ligada às histórias de João Pessoa e Santa Rita. Em 1585 foi fundada a cidade de Filipeia de Nossa Senhora das Neves e anos mais tarde foi iniciado o povoado de Santa Rita. Bayeux, no meio das duas localidades sofreu influência dessas colonizações. A povoação, então distante quatro quilômetros de Filipeia, começou com o nome de Rua do Baralho. Depois, Boa Vista e, em 1634, Barreiros — nome em decorrência do engenho de Barreiros.

O Decreto-Lei estadual nº 546, de 21 junho de 1944, sugestão do então jornalista Assis Chateaubriand ao interventor do estado na época, Rui Carneiro, modificou finalmente o nome para Bayeux em homenagem à primeira cidade francesa (de mesmo nome) a ser libertada do poder nazista pelos aliados durante a Segunda Guerra Mundial. Já a elevação à categoria de distrito ocorreu através da lei municipal nº. 48, de 10 de dezembro de 1948. Bayeux pertenceu ao município de Santa Rita até então, quando finalmente adquiriu o status de município pela Lei no. 2.148, de 28 de junho de 1959. A instalação oficial do município se deu no dia 15 de dezembro de 1959.

Sua principal artéria urbana é a Avenida Liberdade, cujo nome também remete a libertação da referida cidade francesa do poder nazista.

Maryjane Costa