Vereadores votam projetos e comemoram aprovação da PEC que estabeleceu o piso nacional para os agentes de endemias

por Maryjane Costa | Publicado em 19/05/2022 às 13:00

Aconteceu nesta quinta-feira (19) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Bayeux, onde os vereadores analisaram, discutiram e votaram projetos de Lei, emendas e requerimentos voltados a melhorias nos bairros e na cidade, principalmente na questão da infraestrutura e no Instituto de Previdência do Município. A sessão foi comandada pelo vereador e presidente da Casa Severaque Dionísio, Noquinha (PTC), e secretariada pelos parlamentares Val da Nordece (Republicanos), aniversariante do dia, e Dani Dantas (Cidadania).

Entre os requerimentos aprovados estão os de autoria do vereador Adriano do Táxi (PL), um que solicita o conserto da bomba de água da Escola Técnica de Bayeux, como também na bomba d'água da Escola Técnica Estadual Erenice Cavalcante Fidelis, além do requerimento do vereador Bel Soldado (DEM) solicitando que seja encaminhado um expediente à Secretaria de Infraestrutura, juntamente à Secretaria de Planejamento do Município, solicitando o calçamento da rua Compositor Luiz Gonzaga, no bairro Mario Andreazza.

Também foram incluídos na pauta para votação o Projeto de Lei Complementar 05/2021 e o Projeto de Lei 031/2021, ambos de autoria do Poder Executivo, que modificam o regime de previdência do município, adequando os pontos ao novo ordenamento jurídico. O vereador Betinho da RS (PDT) foi designado como relator especial para apresentar o parecer dos projetos de forma oral. O primeiro teve votação nominal no plenário da Casa, sendo aprovado com 16 votos favoráveis e uma ausência, e o outro foi aprovado por unanimidade em votação normal.

Já ao utilizarem a tribuna da Casa Severaque Dionísio, os parlamentares comemoraram a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabeleceu o piso salarial dos agentes de saúde e endemias; solicitaram segurança para o Posto de Saúde da Família (PSF) do Mário Andreazza; celeridade nas obras da Getúlio Vargas; números fixos para denúncias de exploração e abuso infantil, como também para as secretarias, além de outros pedidos. Os vereadores ainda aproveitaram para desejar parabéns pelo aniversário de Val da Nordece. Na tribuna e em apartes, ressaltaram as qualidades do companheiro e desejaram longa vida.

Na leitura do Expediente do Dia foi informado que o projeto que institui a Política de Diagnóstico e Tratamento da Depressão Pós-parto no sistema de saúde da rede pública municipal, e estabelece o Dia Estadual de Prevenção e Combate a Depressão Pós-parto no município de Bayeux, como também a Política de Saúde Mental na Rede de Ensino, de autoria do vereador Hermerson Caminhoneiro (PP), e os que concedem Título de Cidadão Bayeuxense para Tatiana Lucia Pereira de Castro, e Ronaldo Galdino, de Nildo da Casa Branca (PTB), já estão em tramitação na Casa.

Maryjane Costa