Câmara de Bayeux requer instalação do Programa Cidadão na cidade e aprova mais 10 matérias em prol da população

por Maryjane Costa | Publicado em 28/06/2022 às 13:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou mais uma sessão ordinária nesta terça-feira (28). Na oportunidade, os vereadores da Casa Severaque Dionísio promoveram a leitura, análise e votação das matérias constantes na pauta do dia. Entre os principais temas dos requerimentos, indicações e projetos de Lei, a infraestrutura, o esporte e o desenvolvimento humano e social estiveram nos destaques. A sessão foi presidida pelo vereador Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Durante a sessão, o vereador Betinho da RS (PDT) teve aprovados os seus requerimentos solicitando ao Governo do Estado o asfaltamento da rua Francisco Marques da Fonseca, no bairro da Imaculada, e da rua Getúlio Vargas, que liga o Rio do Meio ao Mário Andreazza, como também o que requer que seja consignado em ata dos trabalhos Voto de Aplausos ao ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que, segundo o parlamentar, fez muito pela cidade de Bayeux.

Os requerimentos para a realização de serviço de terraplanagem no campo de pelada na avenida Antônio Venâncio, no bairro de São Bento, de autoria de Bel Soldado (DEM); o que requer da Secretaria Estadual de Desenvolvimento a adoção de providências quanto a instalação do Programa Cidadão na cidade de Bayeux, de Cal do Sesi (PTB), e o que pede a limpeza e roçagem do mato no trecho da rua Gustavo Maciel Monteiro, localizado no Bairro São Vicente, de Jefferson Oliveira (PL), também foram aprovados por unanimidade.

A matéria de autoria do vereador Betinho da RS que indica à prefeita de Bayeux, Luciene Andrade Gomes Martinho, que possa encaminhar para a Casa Legislativa um projeto de lei que crie a função e cargo funcional de agente social, ou seja, cuidador social, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A pedido do líder do governo, Nildo da Casa Branca (PTB), ainda foram incluídos na pauta, em regime de urgência urgentíssima, os Projetos de Lei de autoria do Executivo Municipal, entre eles o PL 06/2022 que versa sobre suplementação; o PL 07/2022 sobre a abertura de crédito no valor de aproximadamente R$ 700 mil para que seja montada a secretaria de Articulação Política; e o PL 08/2022, que solicita o reparcelamento e parcelamento dos débitos do município com a previdência municipal.

Tempo verbal

Ao utilizarem a tribuna os parlamentares ainda solicitaram limpeza de ruas para diminuir o alagamento nas casas, tapa buraco Genival Guedes, quebra-molas, reunião urgente para deliberar sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), coletores de lixos para diversas ruas, operação tapa-buraco no Sesi - uma vez que o período de chuvas já passou -, entre outros pedidos. A vereadora França também usou a tribuna para comentar os casos de estupro na veiculados na mídia e salientar a importância do apoio às mulheres.

Maryjane Costa