Redução de jornada para responsável por PCD e passarela ligando Rio do Meio e Alto da Boa Vista são aprovados em sessão

por Maryjane Costa | Publicado em 15/09/2022 às 12:00

Mais uma sessão ordinária foi realizada nesta quinta-feira (15), na Câmara Municipal de Bayeux. Na ocasião, os vereadores da Casa Severaque Dionísio analisaram, discutiram e votaram 15 matérias voltadas ao esporte, infraestrutura, jornada de trabalho de servidores e Votos de Aplauso. A sessão foi comandada pelo presidente da Câmara, vereador Noquinha (PTC), e secretariada pelos vereadores Val da Nordece (Republicanos) e Hermerson Caminhoneiro (PP).

Durante a sessão ordinária, a Casa aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei nº 28/2021, de autoria da vereadora França (PL), que dispõe sobre a concessão ao servidor público tutor, curador ou responsável por pessoa com deficiência o direito à redução de 50% da jornada de trabalho, como também o projeto de Lei nº 30/2022, do vereador Abel Micena, que dispõe sobre a criação de um espaço destinado à prática de Wheeling, esporte radical voltado à acrobacias em veículos (bicicletas e motocicletas). Na tribuna, os vereadores destacaram a importância do esporte, principalmente para os jovens da cidade que o praticam com consciência.

Também foi aprovado por unanimidade pelos pares o requerimento do Cabo Rubem (PL) para que a prefeita Luciene Gomes (PDT) possa viabilizar, junto às Secretarias de Planejamento e Infraestrutura, a construção de uma passarela ligando os bairros do Rio do Meio e o Alto da Boa Vista. O pedido foi tornado coletivo. Já a vereadora França teve aprovados os pedidos para uma passagem de pedestres nas imediações da praça 6 de Junho; poda das árvores que ficam localizadas no terreno por trás da maternidade e serviço de capinação em caráter de emergência nas mediações externas do Centro de Referência e Tratamento da Hanseníase.

O vereador Hermerson Caminhoneiro teve aprovado o requerimento para reforma e manutenção do ginásio Adaílton Aprigio do Nascimento, localizado no bairro Comercial Norte. Magno Costa Gonçalo (PP) solicitou o asfaltamento da Rua Celina Miranda, no Centro. Wagner do Grau (PTB) pediu a realização da Operação Tapa Buraco na rua Machado de Assis, no bairro da Imaculada. Val da Nordece requereu a realização de serviços de asfaltamento na rua José Lira, no bairro do Sesi. Todas as solicitações foram aprovadas por unanimidade.

Sabino Gomes (PP) também requereu e teve aprovados os pedidos para Voto de Aplausos ao atleta de Jiu-Jitsu - Categoria Absoluto, Johnny da Silva Pontes Filho, pela conquista honrosa de medalha de ouro em evento realizado na Arena Castelão, em Fortaleza, no Ceará, como também uma vistoria, manutenção e reparo na iluminação da quadra de areia na Praça de Esporte, Cultura e Lazer, Prefeito Expedito Pereira, localizada no bairro do Jardim Aeroporto.

No tempo destinado ao uso livre da tribuna da Casa, os parlamentares solicitaram Voto de Pesar pelo falecimento de Elizete Gabriel, de família conhecida na cidade, e para Inácia Edna da Silva, moradora do Mário Andreazza, que faleceu na última terça-feira; ainda voltaram a reforçar o pedido para reabertura noturna dos PSFs do Mário Andreazza, Tambay e Rio do Meio; asfalto da rua Antônio Ferreira, no Centro; terraplanagem em ruas do Jardim Aeroporto, entre outros pedidos.

Betinho da RS (PDT) mostrou um vídeo da prefeita Luciene Gomes enquanto vereadora pedindo a diminuição da folha de pagamento da Prefeitura que à época estava em R$ 8 milhões e solicitou a mesma coisa, fazendo, assim, uma crítica a atual folha de pagamento da gestão que está em R$ 15 milhões e foi alvo de um alerta do Tribunal de Contas do Estado. “A folha está 60% acima do permitido”, informou. Abel Micena explicou que a crítica de Luciene à época era referente a falta de trabalho existente na cidade mesmo com uma alta folha de pagamento. “Hoje a cidade vive outra realidade, tem trabalho sendo feito nos quatro cantos”, afirmou.

Folha de pagamento e promessas antigas de Luciene também foram motivo de críticas por parte de Hermerson Caminhoneiro durante o uso da tribuna.

Maryjane Costa