Vereadores de Bayeux analisam mais de 25 matérias voltadas à saúde, animais e infraestrutura durante sessão ordinária

por Maryjane Costa | Publicado em 20/09/2022 às 12:00

Projetos de Lei, Projetos de Decreto, Pareceres, Requerimentos e Indicações constaram na pauta da sessão ordinária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de Bayeux. No total, foram mais de 25 matérias voltadas à saúde, proteção aos animais, assistência social, folha de pessoal, infraestrutura, transito e concessão de Títulos de Cidadão Bayeuxense. As matérias foram lidas, analisadas e votadas pelos vereadores da Casa Severaque Dionísio. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa, vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre os Projetos de Lei do Legislativo aprovados na sessão está o do vereador Cal do Sesi (PTB), que institui o programa de atendimento médico nas creches municipais e conveniadas da cidade de Bayeux; os de autoria de Hermerson Caminhoneiro (PP), que institui a Política Municipal de Proteção e Atendimento aos Direitos Animais no município e o que assegura à criança e ao adolescente cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou com idade igual ou superior a 60 anos a prioridade de vaga em unidade da rede pública municipal de ensino de Bayeux mais próxima de sua residência; também foi aprovado o projeto do vereador Luciano do Impacto Som (PV), que institui a Semana da Reciclagem nas Escolas do Município.

Já entre os Projetos de Decreto Legislativo estiveram os do vereador Nildo da Casa Branca (PTB), subscrito por Noquinha, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadã Bayeuxense para Tatiana Lúcia Pereira de Castro e para Ronaldo Galdino da Silva, subscrito por Val da Nordece. Hermerson Caminhoneiro solicitou através de projeto que seja concedido Título de Cidadã Bayeuxense à Engenheira Civil e Advogada, Nathali Rolim Nogueira. Já Luciano do Impacto Som pediu a concessão de Título de Cidadão Bayeuxense para José de Arimatea Maciel.

Nos requerimentos aprovados pela Casa estiveram o de Cal do Sesi que pediu o asfaltamento da rua Manoel Santos Leal, no bairro do São Bento, na rua Estrela, no bairro do Centro, na rua Estrela, também no Centro, como também o conserto da galeria de esgoto na rua José Pereira de Andrade, no bairro do Sesi. Cleice Rocha (PCdoB) teve aprovados os pedidos para  implantação e efetivação do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa ldosa (CMDPI) e profissionais da área de odontologia para as Unidades Básicas de Saúde do Mário Andreazza e Comercial Norte. Já Magno (PP) solicitou o asfaltamento da rua Antônio Ferreira, no Centro. Todos os pedidos foram aprovados por unanimidade.

Durante a leitura dos requerimentos, o vereador Betinho da RS (PDT) pediu para retirar de pauta o Requerimento nº 503/2022, de sua autoria, que solicitava que fosse encaminhado um expediente à prefeita Luciene Gomes pedindo a exoneração de todos os cargos de secretarias adjuntas. O pedido, de acordo com o vereador, foi uma forma de protestar e criticar a gestora municipal, que solicitou o mesmo enquanto era vereadora da Casa e hoje, segundo o parlamentar, “tem uma folha inchada em mais de R$ 15 milhões, fazendo o contrário do que pedia quando estava aqui. Um pedido da boca para fora pode ser feito a qualquer momento, como estou mostrando a vocês aqui”, disse.

Também foi aprovada por unanimidade a Indicação nº 15/2022 que pede à prefeita de Bayeux, Luciene Andrade Gomes Martinho, que seja implantado, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Programa Academia da Saúde (PAS), e a Indicação nº 16/2022, que indica à prefeita que seja implantado, através da Secretaria Municipal de Saúde, polos da Academia da Saúde nos bairros. Ambas as indicações tiveram autoria da vereadora Cleice Rocha e foram aprovadas por unanimidade.

No tempo destinado ao uso da tribuna, os vereadores parabenizaram a gestão municipal pela organização do desfile cívico e pediram alimentação especial para as crianças do Cris; construção de quadra de esportes; reforma de ginásios; limpeza e asfaltamento de ruas, entre outras solicitações referentes à melhorias em infraestrutura. A sessão ainda foi interrompida para entrega de Voto de Aplauso, proposto pelo ex-vereador Lico, e retomado por Bel Soldado (DEM), a todos os integrantes da comissão organizadora do Desfile Cívico do Mário Andreazza.