Vereadores solicitam ampliação do transporte para atendimento a pessoas com deficiência e melhorias em infraestrutura

por Maryjane Costa | Publicado em 11/10/2022 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (11), mais uma sessão ordinária com o objetivo de analisar e votar as matérias constantes na pauta de trabalhos e que visam melhorias para a cidade e seus bairros. Entre os temas dos requerimentos estiveram pavimentação e calçamento de ruas, tapa-buraco, mobilidade e votos de aplauso. A sessão foi comandada pelo presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha (PTC), e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Entre os principais requerimentos aprovados durante a sessão esteve o de autoria do vereador Sabino Gomes (PP) que solicitou o envio de expediente ao setor habilitado para a adoção de estudos que viabilizem a ampliação do trajeto do transporte (veículos/ônibus) para o terminal de ponto de ônibus do núcleo habitacional Matinhas, e no Jardim Aeroporto, os quais transportam os portadores de deficiência beneficiários da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (FUNAD), localizada em João Pessoa.

O vereador Abel Micena (PP) solicitou através de requerimentos pavimentação asfáltica para as ruas Dr. João Soares, no bairro da Imaculada; Tabelião Severino Araújo, no bairro Jardim Aeroporto; além das ruas Zacarias Pereira de Miranda, Santa Bárbara e São Marcos, localizadas no bairro do Rio do Meio. Todos foram aprovados por unanimidade.

Tapa-buraco para o encontro da rua Rui Barbosa com a rua Plácido de Oliveira Lima, de frente à antiga garagem da empresa de ônibus Almeida; recuperação do calçamento em paralelepípedo no trecho conhecido como ‘Ladeira de Seu Biu’ e o alargamento em sua extensão foram pedidos do Cabo Rubem (PL) aprovados por unanimidade pelos pares. Segundo o parlamentar, o trecho é uma das mais importantes vias que dá acesso aos bairros do Centro e Imaculada.  Já o vereador Magno (PP) solicitou o calçamento da rua Antônio Leandro de Medeiros, no bairro Jardim Aeroporto.

Votos de Aplauso para Érica Samara Medeiros de Albuquerque, pelo trabalho desenvolvido no PSF São Vicente II como professora de educação física e para Almir Lacerda também foram aprovados pelos vereadores da Casa. Os pedidos foram do Cabo Rubem e do vereador Magno, respectivamente.

Durante o uso da tribuna os parlamentares ainda fizeram pedidos voltados à infraestrutura, a exemplo de calçamento, asfaltamento e correção de boca de lobo em ruas da cidade, além do aumento de ônibus para os universitários que precisam se deslocar da cidade para assistir às aulas. A campanha Outubro Rosa e a importância da prevenção ao câncer de mama e o combate à violência contra a mulher também foram temas de debate por Luciano do Impacto Som (PV) e Cleice Rocha (PCdoB).

Betinho da RS (PDT) e Hermerson Caminhoneiro (PP) usaram o tempo regimental para solicitar à Prefeitura Municipal de Bayeux o detalhamento, por parte da gestão, do uso dos créditos suplementares aprovados na Casa. Segundo os vereadores, os valores já chegam a 85% a mais no orçamento e pode estar havendo irresponsabilidade do Executivo no uso do dinheiro público.