Acompanhamento para pacientes cirurgiados com câncer e implantação de cartório no Materno são aprovados durante sessão

por Maryjane Costa | Publicado em 19/10/2021 às 12:00

Os vereadores da Câmara de Bayeux discutiram e aprovaram, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), nove requerimentos e duas indicações envolvendo temas como saúde, assistência e infraestrutura. Os parlamentares também aproveitaram a sessão para parabenizar os médicos da cidade pelo seu dia, que aconteceu nesta segunda-feira (18).

Entre os principais pedidos aprovados nesta terça-feira está o do vereador Adjair da Saúde (PCdoB), que solicitou ao secretário de Saúde do município a implantação, na Policlínica Benjamim Maranhão, de uma equipe diferenciada de fisioterapeutas e psicólogos no atendimento e acompanhamento de pacientes cirurgiados de câncer.

Hermerson Caminhoneiro (PP) requereu a reativação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE). De acordo com o parlamentar, este serviço é de suma importância pois é um instrumento de diagnóstico e acompanhamento das pessoas acometidas por Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS).

Já nas indicações, aprovadas por unanimidade, Adjair da Saúde pediu que seja implantado, no hospital Materno Infantil João Marsicano, um Cartório de Registro de Nascimento, e o pastor Josimar Varsalle (PP) pediu a colocação de banheiros químicos na praça Expedito Pereira, localizada no bairro Jardim Aeroporto.

No tempo verbal ainda foram pedidos uma maior atenção para a causa animal na cidade; sala exclusiva para coleta de sangue no hospital; calçamento de ruas, entre outros pedidos. Nildo da Casa Branca (PTB) também contou sobre sua ida à Brasília e informou que o senador Veneziano Vital (MDB) assumiu o compromisso e estará mandando recursos para o esporte e para a segurança de Bayeux.

Voto de Aplauso

O presidente da Câmara, vereador Noquinha (PTC), suspendeu a sessão para a entrega de um Voto de Aplauso ao advogado Rafael D'Angelo Sousa da Silva pelos relevantes serviços prestados à Administração Pública, por sua evidente capacidade, conhecimento, e grande experiência dentro dos seus 13 anos de serviço público. A homenagem veio através de uma propositura do vereador Jefferson Oliveira (PL).  "Estou muito grato. Com certeza, essa homenagem tem um peso especial para mim e para a minha carreira. Marca o encerramento de um ciclo nessa cidade", disse Rafael.