AGOSTO LILÁS: Audiência Pública debate combate à violência contra a mulher e tem anúncio de novidades para Bayeux

por Maryjane Costa | Publicado em 11/08/2021 às 14:00

A Câmara de Bayeux realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma audiência pública com o objetivo de discutir políticas públicas de combate à violência contra a mulher, proposta através do requerimento n° 446, de autoria da vereadora Dani Dantas (Cidadania), que também presidiu os trabalhos. Para a discussão, estiveram presentes no plenário Vicente Pereira da Silva a prefeita Luciene Gomes (PDT), a vereadora Rosiene Sarinho (PP), como também representantes da Delegacia da Mulher e de secretarias municipais e, de forma online, Manuela Galdino, técnica da Gerência Operacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana.

Iniciando os trabalhos, a vereadora Dani Dantas falou sobre a importância da audiência e do assunto ser debatido cada vez mais na sociedade. "Essa é uma luta que nós enfrentamos diariamente e quanto mais a Lei endurece, quanto mais publicidade se dá a isso, mais campanhas fazemos, mais casos aparecem e mais mulheres podem ser ajudadas, e essa audiência é para isso. Quanto debatemos, conseguimos conscientizar cada vez mais, procurar soluções mais eficazes, principalmente para o nosso município. O problema existe e vamos atrás de soluções. É uma luta bem difícil e só com união dos poderes e da sociedade que a gente vai conseguindo avançar", falou a parlamentar.

Já a prefeita Luciene Gomes aproveitou a oportunidade para anunciar que em breve estará entregando em Bayeux um Centro de Referência para as mulheres, que será localizado ao lado da Câmara Municipal, e informar que a gestão está trabalhando diuturnamente para trazer melhorias e um local adequado para a nova Delegacia da Mulher. "É com muita alegria que participo dessa importante audiência pública. O mês do Agosto Lilás esse ano é muito mais do que especial, porque comemoramos os 15 anos da Lei Maria da Penha. E há sim o que comemorar porque nós, mulheres, nos encontramos em um cenário muito mais protegidas. Hoje, no município, temos trabalhado incansavelmente para trazer políticas públicas para as mulheres", afirmou.

A delegada Conceição Casado, que está à frente da Delegacia da Mulher do município, comemorou as melhorias e a atenção que os locais de proteção às mulheres estão recebendo na atual gestão. "Nós estamos no século XXI e assistimos ainda horrores contra as mulheres, mas nesta manhã viemos pedir para os algozes que parem, porque temos leis e mecanismos fortes para conter o abuso tanto da parte física quanto da parte sexual contra as mulheres. Me ponho a disposição para ajudar todos e todas para qualquer assunto referente à mulher, desde a delegacia até onde eu possa penetrar, me ponho a disposição para ajudar".

Ao usar a tribuna, Simone Farias, secretária adjunta da Secretaria Municipal da Mulher disse que precisamos ter essas pessoas que diariamente cuidam e pensam nas mulheres. "Agora mesmo nós estamos aqui debatendo, discutindo, lutando pelos nossos direitos. Muitas vezes, apenas por ser mulher, passamos por situações que nem cachorro de rua merece passar. Por isso o nosso Agosto Lilás vem tão abrangente em Bayeux, porque mulheres são agredidas em suas próprias casas, em seu trabalho, assediada, é agredida fora de casa, e nós não podemos nos calar. Nós temos uma prefeita mulher que desde a campanha sempre nos fortaleceu, por causa disso temos a certeza de que lugar de mulher é sim onde ela quer e vamos lutar por isso", destacou.

De forma online, a representante do Governo do Estado, Manuela Galdino, citou dados referentes à 2020, disse que a cada um minuto existe um chamado para denunciar casos de violência e que houve um aumento de 16% nas ligações de violência doméstica pelo Disque 190 como também um aumento de 3,6%, em âmbito nacional, de medidas protetivas de urgência concedida pelos Tribunais de Justiça. "Nesse ano que nós passamos de pandemia as mulheres ficaram mais restritas dentro do seu lar e com certeza algum vizinho, algum parente, tomou conhecimento de uma mulher que estava sofrendo violência doméstica e muitas vezes a omissão pode acarretar em um possível feminicídio, então o objetivo da campanha Agosto Lilás é 'meta a colher', se 'avexem' em ajudar, em denunciar, e ajudem a mulher a romper esse ciclo de violência".