Agosto Lilás: Audiência Pública na Câmara de Bayeux debate políticas de combate à violência contra as mulheres

por Maryjane Costa | Publicado em 29/08/2023 às 13:44

Em uma iniciativa da Câmara Municipal de Bayeux, foi realizada, nesta terça-feira (29), uma audiência pública para debater políticas públicas de combate à violência contra a mulher, integrando a campanha Agosto Lilás. A audiência foi uma propositura da vereadora França (PL), aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa Severaque Dionísio, e contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, Conselheiros Tutelares, secretarias, ONGs e da sociedade civil organizada. O evento aconteceu no plenário Vicente Pereira da Silva, na Câmara.

Participaram da mesa dos trabalhos, além da vereadora França como condutora, a vereadora Dani Dantas (Cidadania) como secretária; representando a Prefeitura Municipal, Geovana Queiroz, secretária do Meio Ambiente de Bayeux; Cleice Rocha, assessora especial da Secretaria da Mulher e a palestrante Geovana Moura, advogada.

A procuradora da Casa, Amanda Cavalcante, foi convidada a iniciar a audiência com uma reflexão sobre o cenário da mulher na atualidade e o que precisa ser mudado. “A campanha busca sensibilizar a sociedade a combater qualquer tipo de violência contra a mulher e oferecer apoio para que elas possam se libertar de situações abusivas e de violência. A campanha é um lembrete de que a igualdade de gênero é fundamental e que todos devem participar. A luta é uma jornada contínua que demanda o envolvimento de todos”, falou e ressaltou a importância da Lei Maria da Penha.

Representando o Poder Executivo, Geovana Queiroz, falou sobre a luta das mulheres diariamente por respeito. “Bayeux tem uma mulher no poder e isso nos orgulha muito. Agradeço a oportunidade de estar aqui e de aprender mais sobre um assunto tão importante. A violência contra a mulher não vai acabar agora, mas isso que estamos fazendo é para que no futuro isso não exista mais”, discursou.

Em sua palestra a advogada Geovana Moura explicou que a Lei Maria da Penha protege todas as mulheres e explicou os tipos de violência que existem. Utilizando trechos da música “Será”, da banda brasileira Legião Urbana, a advogada explicou aos presentes sobre os perigos da violência contra a mulher.

Cleice Rocha, representando a Secretaria da Mulher de Bayeux, parabenizou a casa pelo evento e aos presentes, bem como os internautas que estiveram ligados através da transmissão ao vivo. “Esse é um dia ímpar de mobilização”, enfatizou. Ela ainda parabenizou a prefeita, representante mulher, e agradeceu a inauguração do instrumento de combate a violência contra a mulher, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência Maria Adriana da Costa.

O vereador Luciano do Impacto Som, presidente da Comissão das Mulheres da Câmara, enfatizou a importância da representatividade masculina na comissão e defendeu a união de todos, independentemente do gênero, contra a violência de gênero. Além deles, diversos outros parlamentares e representantes subiram à tribuna, compartilhando experiências, casos e reforçando o compromisso de Bayeux no combate à violência contra as mulheres. Ao final da sessão, a vereadora França agradeceu a participação de todos e se comprometeu a fortalecer ainda mais as políticas públicas voltadas para o combate à violência de gênero em Bayeux.

ASSESSORIA - Maryjane Costa