Câmara analisa 15 matérias e anuncia convocação do Cabo Rubem para o cargo de secretário de Segurança e Proteção Social

por Maryjane Costa | Publicado em 28/02/2023 às 12:44

A Câmara Municipal de Bayeux realizou, nesta terça-feira (28), a 5ª sessão ordinária do 1º período da 15ª legislatura com o objetivo de ler, analisar e aprovar os pedidos voltados a melhorias no dia a dia da cidade e dos moradores. A sessão foi comandada pelo presidente Nildo de Inácio (PP) e secretariada pelas vereadoras França (PL) e Dani Dantas (Cidadania). No total, foram cerca de 15 matérias discutidas pelos parlamentares.

Durante a sessão também foi lida a convocação, em nome da prefeita de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), para que o vereador Cabo Rubem (PL) assuma o cargo de secretário de Segurança e Proteção Social da cidade, reforçando a parceria entre o Executivo e o Legislativo do município. Com a saída de Rubem, o vereador Betinho da RS (PDT) passa a compor a Mesa Diretora da Casa Severaque Dionísio como quarto secretário.

Ainda na sessão foi aprovado o requerimento de autoria coletiva, com iniciativa do presidente Nildo de Inácio, para que seja consignado em ata dos trabalhos um “Voto de Pesar” aos familiares do major José Gonçalves de Sá, que faleceu no dia 22 de fevereiro de 2022. O voto foi aprovado por unanimidade. Na tribuna, os parlamentares destacam o legado do major, responsável por criar o Hino Oficial de Bayeux e por diversos outros feitos.

O vereador Bel Soldado (União) solicitou o calçamento das ruas Esperança, São Jeremias e Compositor Luiz Gonzaga como também a reabertura dos Postos de Saúde da Família (PSFs) do Mário Andreazza, Rio do Meio e Tambay no período da noite. Já o Cabo Rubem requereu o alargamento do calçamento em paralelepípedo no trecho conhecido como “Ladeira de seu Biu” e que seja aplicada malha asfáltica em sua extensão, principalmente por ser uma das mais importantes vias da cidade.

A vereadora Dani Dantas (Cidadania) participou da pauta do dia com uma série de pedidos voltados à infraestrutura, entre eles o asfaltamento da rua Tabelião Severino Araújo, no Jardim Aeroporto; o calçamento da rua Santa Luzia 2, como também o asfaltamento da rua Prefeito Lourival Caetano, todos no bairro do Mário Andreazza.

França (PL) pediu a desobstrução e limpeza da galeria de esgoto na rua Av. Mal. Rondon, nº 937, no bairro do Jardim Aeroporto, que em dias de chuva vem causando alagamento e transtornos aos comerciantes, clientes e pedestres da região. Hermerson Caminhoneiro (PP) reiterou a solicitação para manutenção e limpeza na rua Zumbi dos Palmares, no bairro do Mário Andreazza, além da troca de lâmpadas danificadas na rua do Chafariz, no Conjunto Mariz.

Mantendo o tema infraestrutura, o parlamentar Vando (PP) requereu o envio de expediente à Secretaria de Planejamento do Município visando a adoção de providências na execução de serviços de pavimentação asfáltica sobre o calçamento das ruas Epitácio Pessoa e Aristéia Francisca, ambas localizadas no Centro. O vereador ainda pediu Moção de Pesar pelo falecimento de José Jobson (Jobinho do Inhame), ocorrido em 18 de fevereiro de 2023. A solicitação foi tornada coletiva pelos vereadores. Além dos pedidos de Vando, todos os requerimentos protocolados foram aprovados por unanimidade pelos pares da Casa.

No tempo destinado ao uso livre da tribuna os parlamentares ainda discutiram sobre o mês em alusão às mulheres; contratação de fonoaudiólogos para o centro que atende crianças especiais; superlotação do transporte dos universitários; manutenção das paradas de ônibus; pavimentação na Ribeirinha para promover o turismo; LED para o ginásio do São Bento, acompanhamento psicológico para as mães de natimorto e óbito fetal, entre outros. Os vereadores ainda se despediram do Cabo Rubem e desejaram boa sorte na nova etapa da sua vida como secretário.

ASSESSORIA - Maryjane Costa