Câmara de Bayeux aprova pedidos para melhorias em infraestrutura e promove discussão sobre violência contra a mulher

por Maryjane Costa | Publicado em 01/09/2022 às 12:00

A Câmara Municipal de Bayeux promoveu, nesta quinta-feira (1º), mais uma sessão ordinária com o objetivo de apresentar, analisar e votar as matérias constantes na pauta do dia. Na oportunidade, foram aprovados cerca de 10 requerimentos voltados a melhorias na infraestrutura de ruas e bairros da cidade. A sessão foi presidida por Noquinha (PTC) e secretariada por Val da Nordece (Republicanos) e Dani Dantas (Cidadania).

Na leitura do expediente do dia foi informado pela mesa que, entre outras pautas, já está em tramitação na Casa Severaque Dionísio o Ofício N° 114/2022, do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Bayeux (Sintramb), solicitando apoio para a regulamentação, pelo Poder Executivo, para que o piso salarial dos servidores seja fixado com base no piso estabelecido para o Enfermeiro, na razão de 70% do piso para o Técnico de Enfermagem, que equivale a R$ 3.325,00, e 50% para o Auxiliar de Enfermagem e para a Parteira, que equivale a R$ 2.375,00.

Durante a sessão os vereadores ainda aprovaram os requerimentos de Cleice Rocha (PCdoB) para pavimentação da R. Zulmira de Lima Nascimento, Rua dos Vigilantes, Rua Severino Pedro da Silva e da Avenida Getúlio Vargas, nos bairros Comercial Norte, Mário Andreazza e Rio do Meio, e o pedido do presidente Noquinha para pavimentação no final da Rua Marechal Rondon, no Alto da Boa Vista.

Wagner do Grau (PTB) também teve aprovado pedido para a manutenção do campinho da Praça Luiz Xavier Filho, no bairro da Imaculada, e serviço de tapa-buraco na rua Circular da Imaculada, ao lado da granja de Naldinho; além disso, os requerimentos para asfaltamento da Rua Idalina Leite e Rua Balbino de Mendonça, ambas situadas no bairro do São Bento, de autoria do vereador Val da Nordece, também foram aprovados por unanimidade.

Voto de Repúdio

Com votos contrários de Betinho da RS (PDT), Hermerson Caminhoneiro (PP), França (PL) e Bel Soldado (DEM), os vereadores aprovaram o Requerimento nº 463/2022, de autoria da vereadora Cleice Rocha, que pediu Moção de Repúdio contra ato de violência e desvio de conduta praticado pelo vereador Betinho da RS, contra a funcionária pública do Município de Bayeux, Michelle Leite de Almeida. De acordo com a vereadora, consta em boletim de ocorrência que o parlamentar teria apertado o braço e sacudido a funcionária durante visita da Comissão de Saúde.

Em resposta, Betinho se defendeu e disse que estava apenas em cumprimento do seu trabalho e que não teria ocorrido nenhum tipo de agressão. Na tribuna, os vereadores que foram favoráveis ao voto destacaram que até que se prove o contrário, a casa repudia qualquer tipo de ação violenta, principalmente contra as mulheres. “Essa votação mostra que a Casa Severaque Dionísio não aceita atos violentos, nem fora da Câmara, muito menos de vereadores que estão dentro dela”, disse Jefferson Oliveira (PL). Já a vereadora França informou que estava junto com Betinho na diligência e que não teria acontecido a agressão. “O vereador na verdade foi empurrado por cima da funcionária. São muitas inverdades e eu fico transtornada com o que está acontecendo”, falou.

Convocação

Durante a sessão desta quinta-feira o presidente da Casa Severaque Dionísio, vereador Noquinha, leu um ofício de convocação de autoria do Executivo Municipal, através da prefeita Luciene Gomes (PDT), para que o vereador Jefferson Oliveira assuma o cargo de secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio de Bayeux. Jefferson prontamente aceitou o convite e protocolou um pedido de licença na Câmara para que possa assumir o cargo. Com a saída, mais um suplente de vereador deve assumir uma cadeira na Câmara.

Maryjane Costa